Leitura

Palácio das Artes ganha nova biblioteca

20/01/2021
Palácio das Artes ganha nova biblioteca | Jornal da Orla

O complexo cultural Palácio das Artes (PDA) ganhou um reforço. Na terça-feira (19), a Prefeitura de Praia Grande realizou a entrega do novo espaço da Biblioteca Municipal Porto do Saber. A solenidade, que faz parte das comemorações do aniversário de 54 anos da emancipação político-administrativa da Cidade, contou com a participação da prefeita, Raquel Chini, e da secretária de Educação Cida Cubília, além de demais autoridades da Cidade.

 

Com a mudança da Biblioteca Municipal para as dependências do PDA, a Prefeitura une mais uma ferramenta de fomento a cultura e a arte em um único lugar. Futuramente, a Escola Municipal Porto das Artes deixará o prédio localizado na Avenida São Paulo (Bairro Boqueirão) para também ser inserida neste complexo que, atualmente, conta com a Galeria Nilton Zanotti, Museu da Cidade, Teatro Serafim Gonzalez e o Núcleo de Complementação Educacional.

 

Para receber a Biblioteca, o Palácio das Artes passou por diversas obras. A entrada da Porto do Saber ficará ao lado da Galeria Nilton Zanotti. No local, a Seduc construiu a recepção e a parte administrativa da biblioteca, além de fazer a disposição das prateleiras onde ficarão divididos os livros de leitura e referência. O novo equipamento conta ainda com espaços de Leitura, de Pesquisas Online, de Estudo Individual e Infanto-Juvenil.

 

A secretária de Educação, Cida Cubilia, destacou a ação da Prefeitura em unir em um só lugar espaços que oferecem à população acesso a arte, lazer e cultura. “Trata-se de um presente que os moradores da Cidade acabam de receber. Nada melhor que a informação e o conhecimento para combater o preconceito ou a discriminação. E esse espaço proporciona justamente isso, o aprendizado”, destacou.

 

“A união da Cultura e a Educação são itens da construção de um cidadão que percorre o mesmo fio condutor, o da formação intelectual”, completou a secretária. “Não há futuro se não garantirmos uma boa formação para os nossos alunos, que, lá na frente, serão os responsáveis por conduzir essa Cidade que tanto amamos. Parabéns Praia Grande, pelos seus 54 anos e por todo o crescimento que a trouxe até aqui”.

 

Em seu discurso, a prefeita, Raquel Chini, fez questão de destacar que as ações da nova gestão darão continuidade aos processos iniciados pelo governo anterior. “E a mudança de local da Biblioteca Municipal Porto das Artes serve como exemplo de situações que começaram com o ex-prefeito e que, agora, estamos entregando. O PDA ganha mais uma ferramenta para oferecer cultura aos moradores”, enfatizou.

 

A prefeita aproveitou ainda para fazer uma analogia entre a união de diferentes manifestações culturais em um único lugar e a forma que pretende administrar a Cidade. “Estamos no início do nosso mandato. Queremos juntar forças em prol do crescimento de Praia Grande. Eu sempre disse que sozinho nunca conseguimos fazer algo e, por isso, precisamos andar de mãos dadas para que nosso Município se destaque ainda mais”.