Cinco escolas municipais ganharam estudiotecas equipadas e apropriadas para a educação infantil. Os ambientes tecnológicos e multidisciplinares, destinados ao atendimento dos alunos de jardim e pré-escola, fazem parte do projeto ‘Escolas que Inovam – etapa Educação Infantil’.
A entrega simbólica foi realizada na terça-feira (29), na UME Iveta Mesquita Nogueira (Ponta da Praia). Também foram contempladas as unidades Porchat de Assis (Ponta da Praia), Dos Andradas (Aparecida), Olívia Fernandes (Embaré) e Maria Helena Roxo (Vila Nova). Desde 2018, por meio do Escolas que Inovam, já foram entregues 46 estudiotecas em escolas municipais.
A entrega é parte do Trimmc (Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias) assinado entre a prefeitura e a empresa VLI. Dentro da mesma parceria, no próximo ano, mais 19 escolas desta modalidade de ensino receberão a nova sala e oito unidades terão complementação de equipamentos, porque já possuem a estudioteca do ensino fundamental. Com isso, a rede municipal terá 100% da educação básica atendida.
Os espaços, que viabilizam o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e participativas, contam com mobiliários específicos e itens como chromebooks. A proposta é o desenvolvimento de ações complementares que estejam integradas aos diferentes componentes curriculares.
PARCERIA
Especialmente para a inauguração, o professor de Artes da rede municipal, Tiago Reis, fez uma ilustração alusiva à tecnologia na parede do novo espaço. “Planejamos e iniciamos o projeto das estudiotecas muito antes da pandemia. O uso de tecnologias na educação seria essencial a qualquer tempo, mas hoje sua importância se tornou ainda mais evidente. Fizemos boas parcerias, a fim de trazer mais qualidade aos nossos alunos. Quero agradecer a todos os envolvidos”, destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
O gerente geral de meio ambiente e sustentabilidade da VLI, Giuliano Marchiani, destacou que a iniciativa é a concretização de um sonho. “Acreditamos que é por meio da educação que compartilhamos valores e esta área é um pilar importante para a nossa empresa. Estamos felizes com a oportunidade de participar desta ação”.
“As novas tecnologias no contexto escolar, tema tão abordado neste ano com o ensino remoto, será assunto de formações permanentes, a fim de auxiliar e contribuir para o melhor aproveitamento das estudiotecas e suas potencialidades”, afirmou a secretária de Educação, Cristina Barletta. Ela ainda lembrou a relevância destes espaços para os alunos. “É uma geração muito tecnológica e é essencial usarmos uma linguagem que se aproxima dela”.
Todas as unidades de ensino fundamental já têm o equipamento
Santos fecha 2020 com todas as escolas de ensino fundamental beneficiadas com estudiotecas. Em 2018, nove unidades foram contempladas por meio de parceria com a empresa VLI, envolvendo também o Programa Municipal de Justiça Restaurativa. Nestas escolas, foram instaladas, ainda, bibliotecas digitais.
Já em 2019, a UME Paulo Gomes Barbosa (Jabaquara) foi entregue com o espaço tecnológico (Trimmc assinado com o Grupo Mendes). Neste ano, outras 30 escolas passaram a contar com os novos ambientes pelo Trimmc firmado com as empresas Suzano e DP World. As duas empresas também foram responsáveis pela estudioteca da UME Terezinha Maria Calçada Bastos (Morro São Bento), inaugurada no início de 2020.