Teatro

Teatro Rosinha Mastrângelo em Santos ganha reforma

11/12/2020
Teatro Rosinha Mastrângelo em Santos ganha reforma | Jornal da Orla

Totalmente revitalizado, o Teatro Rosinha Mastrângelo, localizado no piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão, foi entregue pela Prefeitura na quinta-feira (10). A obra teve custo zero para a Cidade, realizada em parceria com a iniciativa privada.

 

O teatro foi amplamente modernizado, mas ainda guarda o mesmo charme que o tornou um xodó da classe artística da Cidade. A obra civil contemplou a reestruturação total dos sistemas hidráulicos e elétricos, novos pisos, camarins (total de três, sendo um acessível), novo emadeiramento do palco, novas bombas d’água, novas arquibancadas com capacidade para 180 pessoas, novos sanitários (dois acessíveis), elevador para cadeirantes e nova casa de máquinas, além de novos sistemas de climatização, iluminação e sonorização, e varas cênicas.

A área externa foi totalmente revitalizada, com novo piso de concreto desempenado, novo emadeiramento do palco externo (carinhosamente chamado pelos frequentadores como queijo) e letreiros da fachada.

 

PARCERIA
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa revelou que toda a reforma foi realizada a custo zero para os cofres públicos, graças a dois Termos de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias (Trimmcs), firmados com as empresas Intervales e Maxbrita. “Em oito anos de trabalho, nossa equipe colocou a cultura em um caminho melhor, entregando novos equipamentos e aprimorando as relações com os profissionais que fazem a cultura acontecer em Santos”.

 

HISTÓRIA
A historiadora Karime Antigo, que produziu a biografia de Rosinha Mastrângelo, destacou o papel da escritora de radionovelas para cena cultural da Cidade. “Dentre tantas coisas que realizou, ela teve grande participação na luta pela construção do Teatro Municipal de Santos. Rosinha foi uma mulher incrível, à frente do seu tempo”.

 

Na rápida solenidade que marcou a entrega, o prefeito eleito, Rogério Santos, destacou o papel de Santos para cultura nacional. “Nossa cidade é o berço da cultura brasileira, desde o início dos tempos. Era no nosso porto que os artistas chegavam, vindo do mundo inteiro, e isso marcou a história”.