Manual do Viajante

Como Planejar Uma Viagem ao Exterior: 7 Dicas Essenciais

16/11/2020

Seja a trabalho ou para aproveitar alguns dias de férias, fazer uma viagem ao exterior é realmente uma grande experiência. 

 

No entanto, para que tudo saia sem grandes problemas e complicações, é de suma importância que, antes de viajar, você faça um bom planejamento!

 

Por isso, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje 7 dicas essenciais que você deve levar em consideração na hora de planejar a sua viagem ao exterior.

 

Portanto, continue acompanhando a leitura para descobrir quais são!

 

Dicas essenciais para planejar uma viagem ao exterior

1. Documentos e vacinas

 

Como você estará indo para um destino internacional, você precisará de documentos que possibilitem a sua entrada no país estrangeiro.

 

Por isso, antes de viajar, pesquise quais documentos você vai precisar levar.

 

O básico é o passaporte, mas dependendo do destino, você também pode precisar de um Visto e de um Certificado Internacional de Vacinação.

 

Portanto, se informe a respeito destes documentos e caso você não tenha algum deles ou não tenha tomado alguma vacina necessária, é fundamental que você resolva essas questões o quanto antes.

 

Assim, você evita “apertos” e outros problemas. Não deixe para a última hora.

 

2. Seguro viagem

 

Mesmo fazendo um ótimo planejamento para a sua viagem ao exterior, imprevistos podem acontecer. Por isso, antes de viajar contrate um seguro viagem.

 

Assim, se houver algum problema como roubo de bagagem ou se você precisar de um atendimento médico no destino, o seguro irá cobri-lo (a).

 

Inclusive, em muitos destinos da Europa o seguro viagem é um item obrigatório para viajantes que vão ao continente.

 

A única questão aqui é fazer uma boa pesquisa e contratar aquele seguro que você considera mais interessante para a sua viagem. 

 

Isso porque, existem diversos tipos de seguro, uns cobrem mais coisas, outros menos. Portanto, veja qual vale mais a pena para você.

 

3. Reservas

 

Outra dica importante refere-se às reservas. Portanto, antes de viajar, reserve tudo o que for possível. Por exemplo, hospedagem, atrações, passeios, restaurantes, etc.

 

Assim, você evita problemas como falta de vagas ou falta de ingressos.

 

Além disso, se você é de São Paulo e no dia da viagem for com seu veículo até o aeroporto, não deixe de reservar com uma certa antecedência uma vaga em um estacionamento próximo aeroporto Guarulhos.

 

Dessa forma, você economiza, pois o estacionamento do próprio aeroporto é mais caro e ainda deixa o seu carro em um local seguro enquanto viaja.

 

E uma dica importante, tanto para as reservas quanto para o seguro viagem e os documentos: tenha cópias de tudo, seja da maneira impressa ou digital.

 

4. Dinheiro

 

Se você vai para outro país, você precisará da moeda local para fazer compras e pagamentos.

 

Por isso, semanas ou até mesmo meses antes de viajar, acompanhe o câmbio regularmente e vá comprando, aos poucos, a moeda utilizada no país que você irá.

 

Evite comprar tudo de uma vez, pois o câmbio e as taxas variam. De repente no dia que você comprou elas estavam altas, mas alguns dias depois elas podem baixar.

 

Portanto, compre a moeda local aos poucos e, dessa forma, você terá muito mais chances de fazer bons negócios.

 

Além disso, não leve apenas dinheiro em espécie. Busque outro meio para levar a moeda local. Pode ser, por exemplo, em um cartão de crédito ou em um cartão pré-pago internacional.

 

5. Transporte

Fonte: pexels 

 

Como sabemos, andar faz bem para a saúde, no entanto, com certeza em algum momento da viagem você precisará utilizar algum meio de transporte. 

 

Sendo assim, antes de viajar, faça pesquisas e veja o que mais vale a pena usar no destino. Uber? Táxi? Ônibus? Trem? Metrô? Ou alugar um carro?

 

Busque informações a respeito destes meios de transporte e decida qual ou quais você irá utilizá-lo.

 

E caso você considere alugar um carro, dependendo do destino, você precisará tirar a PID – Permissão Internacional para Dirigir.

 

Portanto, verifique essas questões antes de viajar.

 

6. Roteiro

 

Se você quer ter uma viagem mais organizada, é essencial que você monte um roteiro de viagem. Porém, você precisa fazer isso da maneira certa.

 

Isto é, você precisa montar um roteiro detalhado, estratégico e, principalmente, realista.

 

Não queira sair visitando diversos lugares de uma vez só. Tenha calma, aproveite cada passeio, cada atração e cada momento, o tempo que for necessário.

 

Portanto, divida seu roteiro de maneira estratégica, levando em conta os dias, os horários, os endereços e o que você pretende fazer e/ou visitar.

 

Talvez dois ou três pontos turísticos fiquem próximos um do outro. Dessa forma, por exemplo, você pode aproveitar um de manhã, um à tarde e um a noite. 

 

Faça uma distribuição adequada e, novamente, realista, dos lugares que quer conhecer.

 

Assim, você terá uma viagem ao exterior muito mais organizada e ainda conseguirá aproveitar cada lugar.

 

Não é incomum casos de viajantes que não conseguem aproveitar tudo o que gostariam, por falta de planejamento e de um roteiro apropriado.

 

7. Clima e bagagem

 

Por fim, mas não menos importante, temos o clima e a bagagem.

 

Então, antes de viajar, veja como estará o clima do destino para os dias que você vai estar lá. Frio? Calor? Temperaturas mais amenas?

 

Verificar isso alguns dias antes de viajar é fundamental, pois ajudará você a preparar a sua bagagem de uma forma muito mais assertiva e objetiva.

 

Quantas viajantes exageram ao fazer as malas de viagem e levam itens desnecessários? Muitos, não é verdade?

 

Portanto, para não ser este tipo de pessoa, pesquise antes como estará o clima do destino que você irá e monte suas malas de acordo.

 

Por exemplo, se você vai para os EUA durante o verão americano, não tem porque levar muitas blusas, casacos, jaquetas e afins, certo? 

 

Dessa forma, escolhendo as peças certas de acordo com o clima do destino, você levará somente o necessário, inclusive deixando a bagagem mais leve e com mais espaço – quem sabe para alguns presentinhos, não é mesmo?!

 

Ah! E não se esqueça, claro, de levar outros itens importantes em sua mala, como: acessórios, carregadores, adaptadores de tomada, fones de ouvido, medicamentos e produtos para a sua higiene.