Mundo Pet

Como a arquitetura pode ser mais amigável para animais de estimação?

14/11/2020
Como a arquitetura pode ser mais amigável para animais de estimação? | Jornal da Orla

Quando se fala em animais de estimação, os profissionais de arquitetura e design precisam criar projetos mais especiais, que ofereçam conforto e integração entre os moradores da casa. As ideias principais passam por investir em materiais resistentes e aliar os itens de necessidade dos pets com o layout do projeto.

 

“Nesses projetos, optamos entre os pisos vinílicos e os porcelanatos, assim como os revestimentos que precisam ser repensados para que o piso não absorva ou retenha a sujeira. As tintas precisam ser livres de insumos potencialmente tóxicos e o layout geral do projeto incluir um espaço mais livre de obstáculos”, explica a arquiteta Cinthia Garcia.

 

As escolhas de mobiliário são definitivas para o sucesso de um projeto pet friendly. “Primeiro pensamos na durabilidade dos móveis nos ambientes com animais, tecidos que não juntam pelos e são à prova de água são ótimas escolhas. As bases de sofás e cadeiras de metal vão evitar que os animais fiquem roendo e arranhando os móveis. Também existem móveis preparados para oferecer soluções como caminhas e suportes para potes de ração e água integrados”, relata a arquiteta.

 

 

Uma casa pet friendly também é uma casa que estimula uma vida ativa dos moradores, inclusive os de quatro patas. “O layout precisa oferecer os estímulos para viver bem e de acordo com seus instintos aliados ao cotidiano dos moradores. O espaço do pet com arranhadores e brinquedos pode ser integrado ao ambiente com uma estética sutil para oferecer esse espaço sem afetar o visual drasticamente,” conclui Cinthia.