
A oito dias das eleições municipais, o candidato do PSDB, Rogério Santos, lidera a corrida pela Prefeitura de Santos, com 41% das intenções de voto, segundo pesquisa realizada pela APPC (Consultoria e Pesquisa), a pedido do Jornal da Orla. A disputa pelo segundo lugar é acirrada: Ivan Sartori (PSD) tem 12%, Vicente Cascione (Pros), aparece com 9,8% e Banha com 8%. Os três estão em empate técnico, no limite da margem de erro, que é de 4 pontos, para mais ou para menos, segundo explica o cientista político Jairo Pimentel, responsável pelo trabalho. Os demais candidatos aparecem com um percentual inferior a 3,3%.
Os entrevistados que se dizem indecisos somam 11% e os que pretendem votar branco ou nulo 7,8%. Foram ouvidos, por telefone, 600 eleitores entre os dias 3 e 5, sendo obedecidos os critérios de sexo, idade, escolaridade e região. A pesquisa foi registrada no TSE: SP – sob o número 06119/2020.
Em relação à pesquisa anterior, realizada no mês passado, Rogério Santos passou de 30% para 41%; Sartori de 8,8% para 12%; Cascione de 10,2% para 9,8% e Banha de 11% para 8%. Já o candidato do PT, Douglas Martins foi de 1,6% para 3,2%.
Eleição pode ser definida no primeiro turno
Excluídos os votos brancos e nulos, Rogério Santos tem 50,4% das intenções de voto, o que lhe garantiria a vitória no primeiro turno. A briga pelo segundo lugar também apresenta empate triplo, dentro da margem de erro, com Ivan Sartori com 14,8%, Cascione com 12,1% e Banha com 9,8% dos votos válidos.
Segundo o cientista político Jairo Pimentel a dúvida no momento e se haverá ou não segundo turno em Santos. Por essa razão o voto dos indecisos, que somam 11%, será decisivo.
“Há uma tendência de que a eleição em Santos seja definida no primeiro turno. Rogério Santos tem mais votos, hoje, que a soma de todos os demais candidatos, mas a vantagem é pequena e dentro da margem de erro. Portanto, o que vai definir são os indecisos. Na hipótese de haver segundo turno, muito provavelmente seria contra Sartori, Cascione ou Banha”, afirma Pimentel.
Apesar da pandemia, mais de 80% afirmam que vão votar
Um dado importante da pesquisa é o que revela a intenção do santista de participar do processo democrático. Apesar da pandemia, 81,2% dos entrevistados afirmam que vão votar “com certeza”. Outros 12,1% declararam ter dúvidas e 6,7% afirmam que não vão votar.
Deixe um comentário