Leitura

Mistério e aventuras estão em livro infanto-juvenil sobre lendas de São Vicente

29/10/2020
Mistério e aventuras estão em livro infanto-juvenil sobre lendas de São Vicente | Jornal da Orla

Desde que um mítico ancião perdeu em plena São Vicente um mapa cujo destino é a felicidade, gerações de crianças e jovens redescobrem um itinerário mágico em meio às lendas e tradições da primeira cidade do País. Este é o mote de 'Cantorias dos Povos de Guaiaó', livro infanto-juvenil a ser lançado em 21 de novembro, às 17 horas, no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, o IHGSV (R. Frei Gaspar, 280, Centro), a custo de R$ 30,00.

A primeira ficção assinada pela jornalista Rafaella Martinez Vicentini, de 28 anos, elenca a índia Raíra, o menino Zezinho e a professora Dandara em uma série de aventuras que atravessa o continente. Entre as páginas, testemunham o temido Hipupiara, a solidária Irmã Dolores e até o barão, antigo proprietário do IHGSV. Com devida licença poética, diversas referências de lugares e personalidades compõem esta obra de literatura fantástica.

“É importantíssimo que nossas crianças e adolescentes sejam incentivados à leitura, e meu objetivo com este livro é reviver o senso de pertencimento, de autoestima por São Vicente. Quero despertar pelo lúdico a curiosidade das novas gerações pelos mitos, lendas, personagens e transformações que a cidade passou. Histórias que ouvi quando criança e que tive a alegria de recontar nesta aventura", destaca a autora, graduanda em História, e que idealizava a obra desde 2019.

Por sua vez, a Profª Drª. em Teoria e História Literária, Vanina Sigrist, descreve no prefácio: “Essa história é tão aventurosa que prende a nossa atenção e nos ensina sem percebermos, enquanto admiramos as ilustrações e nos sentimos os próprios personagens interpretando mapas e enfrentando criaturas terríveis”.

Vanina também revisa a obra que reúne ilustrações de Marcelo Padron Alves, em projeto gráfico de Lincoln Spada. Em breve, também será disponibilizado em áudio-book, com participação de Nina Gagli e Eduardo Ferreira. Saiba mais: http://fb.com/guaiaoemlivro.