Cinema

Filme de diretor vicentino roda o país e ganha projeção internacional

20/10/2020
Filme de diretor vicentino roda o país e ganha projeção internacional | Jornal da Orla

Desde que estreou na última edição do Curta Santos, recebendo o prêmio de melhor documentário na categoria Olhar Caiçara, o filme Imagens de um Sonho, do diretor vicentino Leandro Olimpio, tem rodado o país em festivais de cinema independente e conquistado projeção internacional. No último mês, o curta – produzido a partir de imagens amadoras retiradas do Youtube – foi premiado o melhor documentário da Mostra Audiovisual Universitário e Independente da América Latina, realizado há 19 anos em Cuiabá (MT), e do 12ª Festival de Cine y Artes Visuales Bugarte, de Guadajara de Buga, realizado na Colômbia.

 

Com seleção consolidada até o momento em 18 festivais de cinema, incluindo Argentina, Equador, EUA, Inglaterra e Espanha, o filme se destaca ao utilizar vídeos gravados exclusivamente por trabalhadores terceirizados da Petrobras. Reunindo diferentes imagens, publicadas ao longo de uma década (2008-2018) na internet, o curta traz à tona o dia a dia do 'chão de fábrica' na principal estatal do país. Através desses registros, testemunhamos as contradições, limites e encruzilhadas vividas pela companhia e por sua força de trabalho. "'É um trabalho de pesquisa e montagem, que resulta na ressignificação dessas imagens", resume Olimpio.

 

Além de circular por diversos festivais, ao ser escolhido o melhor documentário do Curta Santos o filme passou a integrar o acervo permanente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, responsável por oferecer o prêmio. "Mesmo que não fosse essa a intenção, filmando a si próprio esses operários também filmavam as transformações pelas quais passava a empresa e o país", lembra Olimpio, que pela segundo ano consecutivo é premiado no Curta Santos. Na 16ª edição do festival ele levou pra casa o troféu de melhor filme da categoria Olhar Caiçara, pelo voto popular, com o filme-ensaio Elza, exibido em dez festivais espalhados pelo país ao longo de 2018.

 

Com Imagens de um Sonho a intenção é conquistar espaço também nos festivais internacionais. Olimpio relata que no início de novembro foi iniciado o processo de inscrição em festivais de língua espanhola e inglesa. "É um tema que pode gerar interesse não só no Brasil, mas também em outros países pela importância da Petrobras para o momento econômico e político do país. Aliás, seja nos anos de crescimento ou no período de queda, ela sempre esteve nas manchetes dos jornais. O que talvez sempre tenha fica em segundo plano, a classe operária, é o que o filme se propõe a colocar no centro da tela".

 

Sinopse
Composto de vídeos publicados no Youtube por terceirizados da Petrobras, o filme explora um capítulo importante do país através de fragmentos da vida operária dentro e fora da fábrica. Com suas próprias mãos, a classe trabalhadora registra – ao longo de uma década (2008-2018) – as alegrias e dissabores de sua jornada.
 

Assista o trailer