Digital Jazz

Jonh Pizzarelli chr38 PAUL McCartney

26/09/2020
Jonh Pizzarelli chr38 PAUL McCartney | Jornal da Orla

O guitarrista e cantor americano John Pizzarelli lançou no final de 2015 pelo selo Concord Records, um CD com 13 faixas, exclusivamente com composições do repertório do genial Paul McCartney. 

O mais curioso disso tudo é que o projeto do disco nasceu de uma correspondência vinda de Londres e recebida por John Pizzarelli em Nova Iorque. 

 

O remetente, era simplesmente Sir Paul McCartney, que no texto da carta lhe perguntava se ele não gostaria de gravar um disco com algumas de suas músicas de sua fase posterior aos Beatles. 

Na mesma carta, McCartney batizou o nome do disco, “Midnight McCartney” e sugeriu que a capa do disco fosse uma foto de Pizzarelli caminhando pelas ruas de Nova Iorque.

Dias depois, John recebeu pessoalmente em sua casa um emissário que trabalhava para Paul McCartney nos Estados Unidos, com o pedido formal para a gravação do disco e a sugestão de algumas músicas. 

 

Ou seja, ele havia pensado simplesmente em tudo e John Pizzarelli não poderia dizer não.

Paul McCartney já havia trabalhado com John Pizzarelli em 2012 nas gravações do CD “Kisses On The Botton”, com canções clássicas cantadas pelo ex-Beatle quando criança, gravadas de forma intimista e com uma levada jazzística surpreendente.

Este projeto deu tão certo que ganhou uma versão maravilhosa em DVD, intitulado “Live Kisses”, onde McCartney ao lado de um time de feras, incluindo John Pizzarelli e Diana Krall, gravaram ao vivo as principais músicas do aclamado “Kisses On The Bottom”, no mítico Estádio A do Capitol Studios, em Hollywood.

 

Portanto, já havia uma experiência anterior que inspirou Paul McCartney a convidar John Pizzarelli, com absoluta liberdade para sua interpretação.

E essa liberdade, já pode ser notada na primeira faixa do disco, “Silly Love Songs” gravada numa levada Bossa Nova de arrepiar. E na sequência, vieram também na energia brasileira, “Maybe, I’M Amazed” e a faixa bônus “Wonderful Christmas Time”.

Outra curiosidade: a presença da sua mulher e cantora Jessica Molaskey, estrela de diversos musicais da Broadway e sua filha estreante Madeleine Pizzarelli, nos vocais em várias faixas.

Merece destaque também as participações do seu talentoso irmão Martin Pizzarelli no contrabaixo acústico, Duduka da Fonseca na bateria, o pianista Hélio Alves, seu Pai e lendário guitarrista Bucky Pizzarelli e a orquestração afinadíssima de Don Sebesky.

Na parte musical, além das 3 músicas já citadas na levada de Bossa Nova, destaco “My Love”, “Coming Up” que contou com a participação muito especial do cantor Michael McDonald, “No More Lonely Nights”, “My Valentine” e “Some People Never Know”. Disco muito especial! E torcemos muito para ver ele novamente em solo brasileiro!

 

                                   

 

 


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.