Leitura

Tarrafa Literária homenageia a escritora santista Maria Valéria Rezende

20/11/2020
Tarrafa Literária homenageia a escritora santista Maria Valéria Rezende | Jornal da Orla

A Tarrafa Literária, um dos festivais mais importantes e concorridos da literatura nacional e internacional, chega a sua 12ª edição em 2020, e, para atender as medidas de biossegurança por conta da pandemia de Covid-19, será realizada virtualmente, entre os dias 20 e 22 de novembro (de sexta a domingo), com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube do festival.

 

O evento proporcionará ao público a experiência de conferir gratuitamente, onze mesas de debate com autores de grande prestígio no mundo literário, como a homenageada deste ano, a premiada escritora santista Maria Valéria Rezende, que abrirá o festival em mesa virtual com o idealizador e proprietário da Realejo Livros, José Luiz Tahan e com o premiado escritor cubano, Leonardo Padura, autor da tetralogia "Estações em Havana", que posteriormente se tornou série da Netflix.

 

Outros grandes nomes da literatura nacional já confirmados são da jornalista Patrícia Campos Mello, da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, do professor, historiador e compositor Luiz Antônio Simas, do escritor Itamar Vieira Jr., da premiada escritora Beatriz Brascher, da escritora infanto-juvenil Sheila Hue e da professora e escritora Vivien Kogut Lessa. Estas duas últimas, por sinal, lançaram recentemente a obra Ingleses no Brasil: Relatos de Viagem, 1562 – 1608, que reúne doze narrativas de viagem, de diversos autores, trazendo origens do Brasil pelo olhar de navegadores, corsários, geógrafos e, principalmente, mercadores, e será uma das atrações da 12ª Tarrafa Literária.

 

O festival deste ano contará, ainda, com a realização da aclamada Tarrafinha Literária para o público infantil, por meio de uma avant première no dia 19 de novembro, com a participação da escritora e ilustradora Janaina Tokitaka e dos professores e alunos da rede municipal de ensino.

 

O diretor do festival revela que, com a pandemia, houve a necessidade da adaptação, visto que o festival jamais ocorreu de maneira que não fosse presencial. Todavia, alega que a tecnologia só tem a agregar neste momento. "O meio digital veio para somar e, com certeza, agregará muito nas próximas edições, que, ao fim da pandemia, tornarão a ser realizadas de maneira presencial, mas podendo contar com participações pontuais de autores à distância, em qualquer lugar do mundo, conectados virtualmente", exalta.

 

O curador do evento ressalta ainda que nos próximos dias já poderá divulgar a programação final e comemora a chance da realização do festival mesmo num ano marcado pela interrupção de vários eventos importantes do cenário cultural brasileiro e mundial. "Também tivemos que nos reinventar para seguirmos e continuarmos a nossa missão de incentivo a literatura. Tenho certeza que o nosso público irá se adaptar e curtir esse novo modelo que está sendo criado com muito esforço e carinho pela nossa equipe", ressalta Tahan.

Sobre

O Festival Internacional de Literatura de Santos – Tarrafa Literária é uma iniciativa da Livraria e Editora Realejo, localizada em Santos, como forma de incentivar e promover a literatura na região da Baixada Santista e em todo o Estado de São Paulo, a fim de conquistar novos leitores por meio da aproximação com autores de relevância internacional.