
Pesquisa realizada pela Prefeitura de Guarujá junto a pais e responsáveis pelos alunos matriculados na rede municipal de ensino indicou que, entre 15.720 votantes, 87% opinaram pela não retomada das aulas presencias na rede municipal de ensino, em razão da pandemia do novo coronavírus. Apenas 13% preferem a volta às aulas neste momento.
Em razão disso, as aulas na rede municipal seguem suspensas e nova avaliação sobre possível retomada será feita no início de outubro. A rede municipal segue com o Projeto de Ensino Remoto (on-line e impresso), que tem mais de 80% de acesso e um sistema de busca ativa dos alunos faltosos.
Responderam à pesquisa pais de alunos e também estudantes com mais de 18 anos. Atualmente, Guarujá possui cerca de 34 mil alunos matriculados na rede municipal, com aproximadamente 1.662 professores.
92% entre professores
Entre os educadores da rede municipal, a mesma pesquisa identificou que 92% não querem a retomada das aulas presenciais. O levantamento (on-line e disponibilizado de maneira impressa nas escolas) começou em 27 de agosto e terminou no último dia 5 de setembro.
No questionário, os votantes precisaram informar dados pessoais; a unidade referência; etapa/ano do matriculado e, então, opinar sobre a retomada das aulas presenciais neste ano, além de informar ser portador de alguma doença do grupo de risco da Covid-19.
Estadual e particular
Na rede estadual, que na Cidade compreende os ensinos fundamental I e II, além do ensino médio, o Governo do Estado facultou às prefeituras a decisão referente às unidades estaduais e, em Guarujá, será exigida pesquisa de opinião junto aos pais de alunos, além do laudo da Vigilância em Saúde local, para abalizar essa decisão.
O retorno presencial dos estudantes já foi autorizado pelo Governo do Estado, mas apenas em aulas de reforço e atividades complementares, desde que tomadas as devidas medidas profiláticas.
Na rede privada, a retomada será facultativa, mas será exigida pesquisa de opinião junto aos pais de alunos, também. A supervisão do ensino infantil ficará a cargo do Município, enquanto que nos ensinos fundamental e médio, será realizada pelo Estado.
Deixe um comentário