Teatro

Confira peças selecionadas para o 5º FestKaos

07/09/2020
Confira peças selecionadas para o 5º FestKaos | Jornal da Orla

Lady MacBeth, Anne Frank e até o menino Jesus terão suas trajetórias interpretadas na programação gratuita e virtual do 5º FestKaos – Festival Nacional Teatro do Kaos, que será realizado entre 2 e 11 de outubro. A cultura nórdica, o interior paulista e a catástrofe ambiental em Minas serão refletidos na mostra do Teatro do Kaos que contou com 43 espetáculos inscritos.

 
Ao todo, oito peças foram selecionadas. Uma releitura de três clássicos de Shakespeare embala a montagem carioca 'Avesso', da Cia CTI – Comunidade Teatral Independente. Livremente inspirada na história de Anne Frank, 'N', da Cia Arte-Móvel de Santa Bárbara D'Oeste, usa da expressão corporal e do teatro de animação e objetos para tratar sobre os refugiados da guerra.

 
Inspirado na tragédia de Mariana (MG), a paulistana Cia Mundu Rodá aborda 'Vida de Cão – Coração de Herói', que aborda a jornada de um cachorro pelo Rio Doce na busca de reencontrar seus donos. Por sua vez, um casal da Cidade do Café (Lins) conta e canta a história de seu povo e sua terra em 'Um Dedo de Prosa', peça do guarujaense Coletivo Allegro.

 
Músicas e improvisos dão o tom em 'O Jardim Suspenso ou a Lucidez do Amor Irracional', do paulistano Lucas Sancho. A risadaria também toma conta com 'O Melhor Show do Mundo… Na minha opinião', do londrinense Tiago Marques como Palhaço Ritalino. Direto da mesma cidade, os palhaços Batata Doce e Turino ambientam a cultura nórdica em 'Vikings e o Reino Saqueado'.

 
Por fim, a comédia 'O Primeiro Milagre', do Nobel de Literatura Dario Fo, estará em cena com o soteropolitano Marco Antonio Barreto. Ainda foram elencados quatro espetáculos suplentes. A comissão de avaliadores para o festival será formada por Mestres em Artes, o diretor teatral Alexandre Mate, o fotógrafo Bob Sousa e o jornalista Miguel Arcanjo Prado.