Tecnologia

5 dicas para você melhorar o engajamento nas redes sociais

19/08/2020
5 dicas para você melhorar o engajamento nas redes sociais | Jornal da Orla

A cada dia que passa as plataformas de redes sociais aumentam sua importância na vida das pessoas, e sua empresa não pode deixar de aproveitar essa ferramenta incrível de geração de negócios. Tente imaginar se os anúncios e postagens que você vê em suas redes sociais não usassem imagens, apenas texto numa fonte comum e na cor preta. Imaginou? Pois é, seria algo totalmente sem graça, sem emoção. E sem emoção e alegria fica quase impossível para uma marca conseguir se comunicar e se conectar com seu público.

 

Todos os dias somos bombardeados por uma imensidão de anúncios e conteúdos compartilhados por nossos amigos, pelos influenciadores e marcas que seguimos, então, quando você está navegado no feed da sua rede social preferida, o que te faz parar para ler ou curtir um conteúdo? É muito provável que a mensagem, as cores e formas, o design, tenham um peso muito grande nessa decisão.

 

Com o excesso de informações, a nossa atenção acaba diminuindo. A partir desse ponto, as marcas buscam outros meios (orgânicos, de preferência) para aumentar as chances de serem notadas em meio a tanta distração. Algumas empresas simplesmente mantém uma presença nas redes sociais, outras utilizam do Marketing Digital aliado com o Design para promover seus produtos e serviços, criar e fortalecer o elo com os seus clientes e agregar valor a sua marca. Em vez de apenas estar presente nas redes sociais, a sua empresa pode de fato se tornar uma referência.

 

E usando as técnicas de design certas isso fica mais fácil.

 

Quando recebemos uma determinada mensagem com muita frequência, nosso cérebro tende a ignorar a mensagem. E isso não é uma escolha consciente que fazemos, pelo contrário, fazemos essa seleção de forma inconsciente. Então se você quer que a sua mensagem continue impactando seus consumidores você precisa dar mais importância ao design de suas publicações nas redes sociais. O design, alinhado com títulos e chamadas feitas da maneira adequada, seguindo técnicas de criação de títulos que despertem a curiosidade das pessoas, pode produzir resultados extraordinários para a sua estratégia de comunicação. 

 

Qual é o efeito do design nas redes sociais?

Imagine a marca da Coca-Cola, quais as características que lhe vem a mente de imediato? As cores vermelha e branca, além daquele tipo de letra bem característico que dificilmente você verá em outra marca por aí? Esse é o feito do design, fazer com que as pessoas reconheçam instintivamente e instantaneamente a identidade visual das marcas. 

 

O design pode ser encarado como um diferencial das marcas nas redes sociais. Possibilita todo o tipo de ação criativa com a elaboração de banners, capas de perfis, vídeos, avatares e muito mais. Dessa forma, acaba transmitindo a mensagem da marca de maneira organizada 'polarizando' a atenção dos usuários.

5 ideias de design empregados nas redes sociais que aumentam a interação com sua marca

 

1. Crie um design único para o avatar e a capa do perfil de todos canais de redes sociais

 

Ter um design exclusivo do avatar (a foto do perfil), e da capa usados nas redes sociais seguindo a identidade visual da marca faz com que os usuários identifiquem com muito mais facilidade a mensagem da empresa em todos os canais digitais onde ela esteja presente. Procure empregar imagens clean, simples e objetivas, nada de poluição visual, use no máximo duas fontes (fontes são tipos de letras), de maneira que a peça tenha harmonia e seja de fácil leitura e identificação.

 

 

2. Tente ao máximo fazer publicações com banners – peças gráficas – pelo menos uma vez por dia

 

Nas redes sociais a frequência e a consistência valem muito e geram cada vez mais interação dos usuários. O negócio consiste em produzir informação de qualidade e confiável – nada de fake news – para que os usuários possam se beneficiar do conteúdo produzido pela sua marca e com isso passem a confiar nela como uma fonte segura de informação, mesmo que essa informação seja focada em diversão. E neste quesito, gerar informação relevante e consistente, o design ocupa um papel fundamental, através de cases bem elaborados você evita que os seguidores fiquem saturados e acabem encontrando outras fontes de informação e diversão mais dinâmicas e divertidas.

 

Uma dica valiosa aqui: O próprio Facebook diz que usuários de redes sociais não gostam de publicações que os façam ter que despender muito esforço mental =D, eles preferem publicações que sejam divertidas e rápidas de serem 'processadas', então, nada de espremer o 'Tico e Teco' dos seus seguidores, ok? Eles odeiam isso. Há menos que sua empresa seja uma corretora de valores falando com investidores ou coisa do tipo, aí a conversa muda…

 

Explore a paleta de cores da sua identidade visual criando peças divertidas e informativas, de maneira clara e leve. Seus seguidores vão adorar.

 

 

3. Você precisa ter um padrão bem definido para cada tipo de mensagem que pretende passar

 

Por exemplo: Crie layouts diferenciados – mas ainda seguindo o seu manual de identidade visual, ok? – para banners com avisos, fotos de produtos e ainda para as famosas 'frases de efeito'. 

 

Procure se inspirar nos grandes, você por acaso conhece uma empresa chamada NuBank? Então, qual é a cor predominante deles? Como eles usam essa variedade de banners e fotos e vídeos? Você tem dificuldade para ler e entender as mensagens deles? Sacou qual é a ideia por trás de tudo isso? Padronização, mas sem engessamento, tem que ser leve, divertido, fluído e consistente.

 

 

4. Nunca se distancie das regras de utilização do seu manual de identidade visual, respeite aqueles padrões

 

Se você realmente quer que as pessoas memorizem a sua marca, então siga e mantenha-se dentro do combinado da sua ID Visual. Se sua marca tem a predominância de cores quentes, não invente de publicar ela sobre um quadro azul, parecido com aquele azul horroroso do Facebook. Tenha atenção à:

 

Aplicação em fundo colorido, aplicação secundária, aplicação em fundo escuro, tipos de fontes… 

 

A intenção aqui é fazer com que as pessoas identifiquem sua marca com rapidez e facilidade.

 

 

5. Deixe que as pessoas conheçam a cultura da marca

 

Criar conexões emocionais com o público ajuda a aumentar a interação com a sua marca. E uma forma de criar essa conexeão emocional é mostrando a cultura da empresa, o que ela pensa sobre determinados assuntos de interesse do público? Qual é a sua verdadeira missão (seja direto e claro aqui, nada de discursos complicados). E não esqueça, use o design de forma criativa para demonstrar tudo isso.

 

Se a sua marca ainda não explora o poder das redes sociais com uma estratégia de marketing digital e um bom projeto de design, dificilmente conseguirá se conectar com o público certo para gerar mais negócios. 

 

Então, não perca mais tempo, comece com a padronização das suas publicações em todos os canais de redes sociais aonde sua marca mantém perfis, os resultados não aparecem da noite para o dia, mas a evolução é certa e constante.
 

 

Por Luis Carlos Weber – site: https://markupempresa.com.br
Editor do Portal eZoop! – Ceo da MarkupEmpresa Sistema de Gestão. Entusiasta de Inovação e Comunicação. Sempre com um novo projeto na cabeça.