Tecnologia

Reforme a sua casa com um sistema de automação residencial

08/08/2020
Reforme a sua casa com um sistema de automação residencial | Jornal da Orla

As empresas de reformas aconselham, nos dias de hoje durante a reforma de uma casa, a instalação de sistemas de automação residencial para proporcionar maior segurança e assim aumentar os níveis de bem-estar no lar. A tecnologia tem permitido o avanço na automação dos serviços para oferecer conforto aos inquilinos da casa em um clima eficiente e energético.

 

A era digital desenvolveu o modelo de casa inteligente e as empresas de reformas já não hesitam em colocá-lo em prática. É um conceito que garante a segurança no lar, controlando os diferentes eletrodomésticos, de forma que o utilizador contribua para a eficiência energética e um ambiente respeitoso, visto que este sistema contribui para a redução do consumo e, consequentemente, emitir uma quantidade menor de partículas nocivas que poluem o planeta.

 

Como funciona a automação residencial?

Os eletrodomésticos, como eletrodomésticos ou iluminação elétrica, são conectados a um controle remoto que pode ser monitorado à distância. Desta forma, você pode programar uma máquina de lavar para um determinado horário, colocar sensores de movimento nas luzes para ligar e desligar automaticamente ou até mesmo para ativar alarmes. Inicialmente, a automação residencial serviu para proteger a casa através dos sistemas de vigilância, mas a era tecnológica permitiu uma evolução no sentido de dominar todos os eletrodomésticos da casa.

 

Este sistema de contrôle remoto é instalado através de uma aplicação no celular inteligente, ou smartphone, e num tablet eletrônico, com o objetivo de disponibilizar ao usuário os pedidos atribuídos a cada dispositivo. Assim, você tem todo o poder da casa na sua mão e a capacidade de gerenciar a energia e os recursos da mesma. Ou seja, estabelecemos uma comunicação direta entre os aparelhos e nosso cérebro, mesmo à distância, para que haja um consumo mais limpo e responsável.

 

Vantagens da automação residencial

Nesse sentido, os sistemas de automação residencial oferecem vários aspectos positivos a serem considerados. Pode não ser um aparelho muito barato no mercado, mas a verdade é que se for analisado como um investimento, no longo prazo será possível perceber certa economia nas contas e no consumo que vai recuperar todo o desembolso, desde então.

 

  • Os dispositivos podem ser desconectados para que não fiquem em modo stand by e continuem a consumir.
  • Eles também permitem que você agende serviços mesmo quando estiver longe de casa. Desta forma, enquanto voltamos do trabalho, podemos ligar o ar condicionado para amenizar a casa.
  • As cortinas também podem ser levantadas e baixadas automaticamente para aproveitar melhor as horas de sol e, assim, economizar luz e aquecimento.
  • Outra vantagem que oferece é que os sensores de movimento podem ser ativados para ligar e desligar as lâmpadas. Assim, o usuário não tem a preocupação se deixou as luzes acesas e não está consumindo mais do que o necessário.
  • No que diz respeito aos alarmes, a automação residencial deu um passo além e permite que cliente observe a sua casa a partir de seu celular ou tablet eletrônico. Ao instalar câmeras de segurança e detectores de movimento, a casa pode ser monitorada, e, havendo risco de roubo, todas as portas e janelas podem ser fechadas e trancadas automaticamente.
  • Por fim, uma nota bastante interessante e muito útil em caso de emergência: os programas estão sob a supervisão de uma equipe que, em caso de problema, responde pelo usuário para garantir sua total despreocupação. Ou seja, no caso hipotético de furto ou tentativa de sabotagem do domicílio, o serviço detecta automaticamente o ocorrido e aciona a polícia ou o corpo de bombeiros.