Teatro

Festival de Cenas Teatrais abre inscrições neste sábado

13/08/2020
Festival de Cenas Teatrais abre inscrições neste sábado | Jornal da Orla

Recurso já conhecido por companhias e coletivos de artes cênicas, a tecnologia torna-se uma grande aliada do 24º Festival de Cenas Teatrais (Fescete). Pioneiro no segmento, o Fescete inova e ‘monta’ um de seus palcos desta edição na internet. Com o tema ‘Entre a Voz e o Silêncio’, o evento alternará sessões presenciais e virtuais entre 16 e 30 de novembro.

 

Gratuitas, as inscrições ocorrem a partir de sábado (15) e são realizadas apenas pelo site do Fescete. A ficha cadastral e o já regulamento já estão disponíveis.

 

De acordo com a organização, o festival ocorrerá seguindo todos os protocolos internacionais de saúde e, por conta das restrições sanitárias e pela limitação de pessoas em teatros e espaços públicos, prevê exibir as produções simultaneamente no YouTube.

 

A categoria mirim terá 15 grupos selecionados. Já na categoria estudantil, estão previstas 24 escolas. Unificada, a categoria adulto e monólogo abrangerá 25 grupos teatrais com as respectivas cenas, reunindo um ou dois atores. 

 

Cada mostra terá uma comissão dedicada de orientadores, que analisará as produções submetidas e enviará suas considerações individuais ou coletivas via roda de partilha virtual sobre os trabalhos cênicos.  

 

O júri escolherá cinco cenas para apresentações presenciais, que serão veiculadas nos canais digitais do Fescete, juntamente aos demais vídeos selecionados nesta edição.

 

PREMIAÇÃO E POESIA
Troféus e certificados farão parte da premiação do evento, que também abre inscrições para o 16º Concurso Estudantil de Poesia para alunos do ensino fundamental 1 e 2, médio e universitário.

 

Cada candidato só pode concorrer virtualmente com uma poesia, também a partir de sábado, sendo que os quatro primeiros colocados receberão bolsa anual e gratuita do Curso Livre de Formação em Artes Cênicas do Tescom.

 

Com homenagem à atriz Walderez de Barros, a 24ª edição do Fescete é uma realização do Tescom, em parceria com a Secretaria de Cultura, com apoio da TV Tribuna. Outras informações no Facebook.