Vida em Dia

Agosto Dourado incentiva amamentação

01/08/2020
Agosto Dourado incentiva amamentação | Jornal da Orla

Cursos, palestras e até um mamaço virtual fazem parte das comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), campanha global que chega à 29ª edição. Na Baixada Santista, a programação se adaptou ao cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e os encontros on-line serão divididos pelos dias do evento, que vão de 1º a 7 de agosto. Na verdade, todo o mês será marcado pela luta ao incentivo à amamentação. O tema deste ano fala sobre o impacto da alimentação nas mudanças climáticas e a necessidade urgente de apoiar a mulher que amamenta, proporcionando melhores condições de sa&uacut e;de para todos.

O objetivo da mobilização é informar as pessoas sobre os vínculos entre a amamentação e o meio ambiente/mudanças climáticas, além de ancorar o aleitamento como uma decisão climática inteligente, gerar maior empenho de pessoas e organizações em prol de maior impacto e galvanizar ações para melhorar a saúde do planeta e das pessoas por meio da amamentação.

Hoje é dia de live!
O ciclo informativo começa hoje com uma live sobre introdução alimentar com a nutricionista Carina Schena, que é especialista em nutrição infantil. Amanhã, a pediatra Giulia Obadia, da Clínica Solaciis – Saúde Integrada, vai falar dos primeiros dias do recém-nascido e de como reconhecer sinais de emergência.

Segunda, dia 3 de agosto, o assunto será o sono do bebê, com Ariadne Annibal, que é enfermeira, educadora integrativa do sono infantil e educadora parental. Já no dia 4, a psicóloga materno-infantil Bruna Szegedi vai falar sobre os aspectos psicológicos da gestação ao puerpério e sua relação com a amamentação.

Na sequência, dia 5, a nutricionista Carol Franco, da Nutrição sem Complicação, aborda a importância da alimentação, desde a gestação até o pós-parto, para a amamentação e desenvolvimento do bebê. No dia seguinte, a enfermeira especialista em aleitamento materno Sandra Abreu, idealizadora da assessoria materna Anjos do Leite, vai detalhar o "Bê-A-Bá" da amamentação, da gestação  à volta ao trabalho.

Já no dia 7, finalizando a SMAM, a pediatra Márcia Faria Rodrigues, da Clínica Mar Saúde, de Santos, vai fazer uma live sobre vacinas, amamentação e sua contribuição para um planeta mais saudável.

 

Sorteios  

Ainda neste sábado, às 10 horas, haverá um curso gratuito de amamentação preparado pela Clínica Mar Saúde. Ele será ministrado por meio do aplicativo Zoom. Para participar, é preciso se inscrever pelo WhatsApp (13) 99147-8973. As vagas são limitadas.

Além disso, Sandra Abreu vai sortear um curso prático de amamentação on-line gratuito, com oito módulos. Os assuntos vão desde técnicas de amamentação até formas de aumentar a produção de leite, entre outros temas.

Vale destacar, ainda, que, ao longo de toda a semana, vão ter outros sorteios. Quem conferir as lives, vai concorrer a assessoria de amamentação on-line, consultoria do sono on-line e ensaio fotográfico on-line com a fotógrafa Gabriella Gomes, além de uma almofada de amamentação da Atelier Feito de Amor,  canecas personalizadas com os logos da SMAM 2020 e da Anjos do Leite e um kit para a fazer sua joia de leite materno da @laktoleitematermo

Mamaço Virtual

As cidades da região estão preparando o Dia do Mamaço virtual.

Em Santos, o evento está programado para o dia 8 de agosto, às 16h, pelo zoom.
Entrar na reunião Zoom
ID da reunião: 870 7067 1114
Senha de acesso: 749592

 

Em Guarujá, o evento acontece dia 15 de agosto, às 16h, pelo Instagram