
A Secretaria de Cultura do Guarujá iniciou o cadastro municipal de artistas e profissionais de todos os segmentos culturais como teatro, artes circenses, artes plásticas e visuais, fotografia, música, entre outros. Os artistas que desejarem realizar o cadastro podem fazê-lo por meio do formulário disponibilizado pela Secult, que estará disponível pelos próximos 15 dias, ou pelo site oficial da Secretaria.
O cadastro permite mapear a situação de artistas e profissionais culturais durante a pandemia e continuará fixo e de uso contínuo pela Secult e pelo sistema municipal de Cultura, além de possibilitar e facilitar o acesso a editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural do Município.
O cadastro também é fundamental para programas de auxílio emergencial estaduais e federais, como o previsto pela Lei Aldir Blanc, aprovada pelo Senado no início do mês e que aguarda sanção do chefe do Executivo Federal.
Além deste cadastro, o município também possui o Mapa da Cultura, lançado em 2018, que tem o intuito de mapear artistas, grupos, entidades, espaços, eventos e projetos culturais na Cidade.
O Mapa da Cultura é uma plataforma com informações sobre os equipamentos culturais, programações oficiais e editais, em que a população em geral pode se cadastrar como agente de cultura (individual ou coletivo) podendo criar publicidade de projetos, pessoas e espaços nos ambientes culturais do Município.
Deixe um comentário