Notícias

Os justos entre as Nações

24/06/2020
Os justos entre as Nações | Jornal da Orla

Quem salva uma Vida, é como se tivesse salvo a humanidade   Talmud
 

 

Ao começarmos a falar sobre a produção de uma mini série sobre Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, o “Anjo de Hamburgo”, brasileira, recipiente do título Justo entre as Nações, devemos olhar com orgulho e gratidão a todos os Justos entre as Nações, cerca de 27.000 pessoas que arriscaram suas vidas sem pensar em nada, nenhuma recompensa, a fim de salvar judeus dos alemães, e foram reconhecidos pelo Estado de Israel.

 
As atitudes em relação aos judeus durante o Holocausto variaram de indiferença a hostilidade. A grande maioria assistiu como seus ex-vizinhos foram reunidos e mortos; alguns colaboraram com os autores; muitos se beneficiaram da expropriação da propriedade dos judeus.

 
Em um mundo de total colapso moral, havia uma pequena minoria que reunia extraordinária coragem para defender os valores humanos. Estes eram os Justos entre as Nações. Eles contrastam fortemente com a corrente principal de indiferença e hostilidade que prevaleceu durante o Holocausto. Ao contrário da tendência geral, esses socorristas consideravam os judeus como seres humanos que estavam dentro dos limites de seu universo de obrigações.

 
Uma princesa mentalmente instável, uma prostituta de Berlim, um oficial nazista e um deficiente intelectual da aldeia. Estes são alguns dos indivíduos extraordinários da longa, surpreendente e variada lista dos Justos entre as Nações.

 
A Chefe desse Departamento do Museu Yad VaShem, Irena Steinfeldt conta que os indivíduos da lista são diferentes em todos os aspectos – idade, ocupação, status, educação, fé, tendências políticas e nacionalidades.

 
E, de fato, na lista dos Justos Entre as Nações, há figuras controversas, como a lutadora de resistência polonesa Zofia Kossak-Szczucka, que fundou a organização de resgate Egota. Em uma brochura publicada em 1942, ela convocou seus colegas poloneses a protestar contra o assassinato de judeus, observando que eles ainda eram “inimigos políticos, econômicos e ideológicos da Polônia”. Seu reconhecimento como Justo entre as Nações foi complicado porque seus salvamentos e seu antissemitismo faziam parte de sua identidade.

 
Existem até nazistas de carteirinha no rol dos justos entre as nações. O mais famoso deles é Oskar Schindler, mas também existem menos famosos, como Gerhard Kurzbach, que comandava uma garagem de manutenção de veículos militares perto de Cracóvia e salvou muitos dos residentes do gueto de Bochnia nas proximidades da expulsão para os campos da morte, escondendo-os. Na oficina. Em 2012, sob a direção da Chefe Steinfeldt, ele recebeu o título.

 
Os critérios para atribuição do título são rigorosos. Um candidato deve ser um não-judeu, alguém que ajudou judeus, assumindo riscos pessoais e sem recompensa. Ao longo dos anos, houve objeções em relação a cada um desses critérios, mas a Chefe do Departamento acredita que eles fazem sentido. “Todos nós, afinal, fazemos boas ações. Ajudamos uma velha a atravessar a rua e doamos um pouco de dinheiro para os necessitados. Mas, no final, isso não exige que paguemos nenhum preço real ”, diz ela. "Os Justos entre as Nações são os poucos que se destacaram acima do resto, colocando suas vidas em risco e se preparando para pagar um preço pelo que fizeram".

 
Em 2013, o Yad Vashem reconheceu o primeiro (e até hoje o único) gentio árabe justo, Mohammed Helmy, médico egípcio que escondeu judeus em Berlim. Ao ser notificado, no entanto, um parente dele que foi identificado no Cairo informou ao Yad Vashem que a família não estava interessada em receber a citação de Israel.

 
A verdade é que, diante dos judeus batendo na porta, estes heróis foram confrontados com a necessidade de tomar uma decisão instantânea. Esse era geralmente um gesto humano instintivo, tomado no calor do momento e só então a ser seguido por uma escolha moral. Muitas vezes, era um processo gradual, com os socorristas cada vez mais envolvidos em ajudar os judeus perseguidos. Concordar em esconder alguém durante um ataque ou ajuntamento – para fornecer abrigo por um dia ou dois até que outra coisa pudesse ser encontrada – evoluiria para um resgate que duraria meses e anos.

 
Entre os homenageados constam dois nomes de brasileiros, Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa e Luiz Martins de Sousa Dantas. Aracy também ficou conhecida como “Anjo de Hamburgo”, por ajudar inúmeros judeus a entrarem (ilegalmente) no Brasil. Um trabalho similar também foi feito por Luiz, quando foi diplomata na França. No livro que reconta a sua história, o embaixador é chamado de “Quixote nas Trevas”.

 

A cada ano, centenas de nomes são adicionados à lista. No entanto, é importante enfatizar que, mesmo que “o potencial seja enorme”, ainda é sempre uma questão de histórias sobre pessoas que são “extraordinárias, excepcionais, que estavam na minúscula minoria. Não é que exista uma grande montanha escondendo informações que mudarão a imagem geral do Holocausto. A imagem é de assassinato e destruição. Os Justos entre as Nações eram apenas pequenos pontos de luz.
 
 
 
Mendy Tal
Cientista Político e Ativista Comunitário