Santos

Parque Tecnológico e Amazon criam site para empreendedores

01/06/2020
Parque Tecnológico e Amazon criam site para empreendedores | Jornal da Orla

A Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS), a empresa norte-americana Amazon Web Services (AWS) e o hub de inovação santista Spacemoon desenvolvem o portal de e-commerce Comercializa Santos, cujo objetivo é auxiliar, gratuitamente, micro e pequenos empreendedores autônomos na exposição e venda de seus produtos.

 

A iniciativa é parte do programa santista de retomada econômica, ajudando a impulsionar os negócios locais no período de flexibilização regrada do isolamento social. A AWS, conveniada à FPTS, colabora com a doação de recursos em tecnologia de nuvem, disponibilizando cerca de US$ 10 mil em créditos de infraestrutura virtual. O ambiente de vendas, previsto para iniciar as atividades em até 30 dias, é desenvolvido pelo hub de inovação santista Spacemoon, também conveniado à FPTS, num investimento colaborativo de R$ 90 mil (sem custos ao erário), que também prevê a manutenção da plataforma pelo período de três meses.

 

Para se inscrever no programa, o empreendedor terá que acessar o site, quando este for colocado no ar, e preencher o cadastro. Todos os pedidos serão automaticamente encaminhados ao Escritório de Inovação Econômica da Prefeitura de Santos, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Governo (Segov). Todo o processo de inscrição e participação na plataforma será gratuito.

 

As transações financeiras realizadas por meio do Comercializa Santos serão firmadas estritamente entre o expositor/vendedor e o comprador do produto, sem participação nos lucros de qualquer dos desenvolvedores da plataforma e administradores, que atuam apenas como facilitadores e incentivadores de negócios.

 

Parceria entre Prefeitura e Amazon disponibiliza ferramentas de educação desde 2019
A parceria entre a Fundação Parque Tecnológico de Santos (e a Amazon Web Services foi firmada em agosto de 2019. A cooperação para o uso da tecnologia de computação de nuvem, na qual a AWS é líder mundial, disponibiliza ferramentas de ensino a alunos, professores e pesquisadores de instituições conveniadas ao Parque Tecnológico.

 

Com a cooperação, a multinacional desenvolve na cidade programas educacionais como o AWS Educate (que disponibiliza a alunos e professores os recursos para acelerar o aprendizado relacionado à nuvem), AWS Academy (capacita instituições de ensino a fornecer currículo e experiências de aprendizado práticas para preparar os alunos para trabalhar em funções da nuvem) e AWS EdStart (programa acelerador de startups de tecnologia educacional). O acordo também engloba os programas AWS Activate, que oferece a startups os recursos para começar a usar a tecnologia de nuvem, incluindo créditos, treinamento e suporte, e o AWS Cloud Credits for Research, que apoia pesquisadores que buscam construir aplicativos, softwares ou ferramentas de ciência hospedados em nuvem.