Notícias

Santos fará 10 mil testes de covid-19 em drive-thru a partir de quarta-feira

11/05/2020 Da Redação
Santos fará 10 mil testes de covid-19 em drive-thru a partir de quarta-feira | Jornal da Orla

Até 10 mil moradores de Santos, com sintomas da covid-19 (febre e/ou quadros respiratórios), poderão fazer o diagnóstico do novo coronavírus no centro de testagem montado pela Prefeitura na área externa do Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206). O atendimento será feito em sistema de drive-thru (acesso por carro ou moto) de quarta (13) até sexta (15), sempre das 8h às 14h.

 

“Com a criação deste centro, a nossa capacidade de testagem da população será multiplicada nesta semana”, destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa em transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite de domingo (10).

 

O chefe do Executivo lembrou que a Cidade contratou laboratório particular para realizar até 20 mil diagnósticos, além de estar em andamento estudo epidemiológico que prevê até 10 mil testes rápidos na região.

 

COMO VAI FUNCIONAR

Ao acessar a entrada do Mendes Convention, o munícipe de carro ou moto será direcionado para a área de cadastro e deverá apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Em seguida, terá aferida a temperatura (por termômetro de testa) e a oxigenação no sangue (oxímetro) e passará por entrevista de avaliação, sem sair do veículo.

 

Se estiver dentro dos critérios, será encaminhado para o setor de teste rápido, onde ocorre a coleta de sangue para análise, após pequeno furo no dedo. O resultado fica pronto em 15 minutos. Quando confirmada a presença do vírus, a pessoa é encaminhada para a coleta de amostras (naso e orofaríngeo) em outro espaço, que confirmará ou descartará o diagnóstico.

 

As análises serão feitas pela técnica conhecida como RT-PCR, que consiste em testes moleculares de alta precisão, no laboratório particular contratado. O resultado deste teste fica pronto em 48 horas e será informado pela policlínica do bairro onde mora o munícipe.

 

AMPLIAÇÃO

Desde a segunda quinzena de abril, todos os pacientes com sintomas da covid-19 atendidos na rede municipal, entre policlínicas e unidades de pronto atendimento, têm as amostras coletadas para análise RT-PCR. A necessidade do exame é definida após avaliação médica.

 

Antes, somente profissionais de saúde e pacientes internados com sintomas da doença tinham as amostras coletadas, seguindo as recomendações dos órgãos de vigilância à época, diante da baixa capacidade de testagem pelos laboratórios públicos.

 

“Agora, com o envio dos testes rápidos pelo Ministério da Saúde, pudemos criar o centro de testagem, que ajudará nas ações de isolamento dos pacientes e de investigação do avanço da doença”, explica o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, citando que o sistema de drive-thru já foi adotado com sucesso em países como o Japão e os Estados Unidos.