
A Prefeitura de Santos recebeu o primeiro lote da vacina meningocócica ACWY e, a partir desta terça-feira (28), as doses estarão disponíveis em 31 policlínicas da Cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
A vacina é destinada aos adolescentes. As doses foram adquiridas pelo Ministério da Saúde, que as repassou ao Estado e este, ao município.
A vacina protege contra meningites e infecções generalizadas provocadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y e deve ser dada como reforço aos adolescentes entre os 11 e 12 anos, de acordo com o Ministério da Saúde que, após a inclusão dessa nova vacina, antes apenas disponível na rede particular, atualizou o calendário de imunizações.
MUDANÇAS
A vacina meningocócica C permanece, porém somente para as crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade, podendo ser administrada até 4 anos, caso o esquema de imunização da criança não esteja completo. Já o reforço aos pré-adolescentes, antes feito com a meningocócica C, passa a ser realizado com a meningocócica ACWY.
A vacina também estará disponível para quem não tomou a meningocócica C na infância (desde que tenha entre 11 e 12 anos de idade). Adolescentes que estejam com doenças agudas febris moderadas ou graves não devem tomar a vacina, que pode ser aplicada após a recuperação. Resfriados ou quadros de menor gravidade não impedem a vacinação.
“Essa vacina é muito importante para prevenir infecções pela bactéria meningococo. Algumas pessoas são assintomáticas, ou seja, transmitem a bactéria sem apresentar sintoma. Já outras desenvolvem um quadro de doença meningocócica grave, que pode levar à morte”, atesta Fábio Ferraz, secretário de Saúde de Santos.
Deixe um comentário