Guarujá é a quarta cidade do Estado e a segunda da Região Metropolitana da Baixada Santista a superar o índice de 60% de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (13), pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo.
O Município chegou a registrar no feriado de Páscoa índices acima dos 60%, na sexta-feira (61%), sábado (59%) e domingo (63%). O resultado é fruto das medidas restritivas adotadas pela Cidade, desde a segunda quinzena de março, conforme explica o prefeito, Válter Suman.
“O distanciamento social é a melhor forma de reduzirmos o contágio do novo coronavírus. Por isso, depois de decretar estado de calamidade na Cidade, instalamos um gabinete de crise, a fim de implantar diversas medidas que vão desde barreiras sanitárias nas entradas da Cidade até fiscalização rigorosa no comércio. O nosso maior objetivo é preservar vidas”, afirmou.
Sistema de Monitoramento
O Sistema de Monitoramento é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia e uma empresa de geoprocessamento, a fim de que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento em 645 municípios paulistas. No momento, há acesso a dados referentes a 52 cidades.
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Quando um grupo de celulares se movimenta mais de 200 metros é um indicativo de que a quarentena não foi respeitada. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e as medidas a serem tomadas.
Deixe um comentário