
A quarentena devido ao coronavírus mexeu com a rotina de muita gente e, pensando em um público muito vulnerável, Praia Grande mudou o esquema de atendimento nos locais de acolhimento de moradores de rua momentaneamente. A meta é permitir que estas pessoas possam cumprir quarentena dentro das unidades, ficando “em casa”, como os demais moradores da Cidade.
O Abrigo Solidário Eliane Malzoni, no Bairro Quietude, que era voltado apenas ao acolhimento noturno, agora funciona 24 horas e atende somente o público masculino. O sistema de atendimento com voluntários continua, porém, para evitar aglomeração de funcionários trabalhando no local, as refeições agora são produzidas fora e chegam já montadas no local, tudo higienizado, com talheres descartáveis que garantem a segurança de quem oferece e de quem é atendido.
As mulheres foram encaminhadas para outro abrigo, a Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira, no Bairro Vila Sônia. A medida foi tomada para transformar o quarto feminino do Abrigo Solidário, cuja demanda era baixa, em mais um alojamento masculino, que tem demanda maior. Na Casa de Estar elas estão alojadas em um dormitório só de mulheres, o que garante mais comodidade para estas moradoras.
Busca Ativa – No começo da pandemia, a equipe da Assistência Social percorreu a Cidade orientando os moradores de rua a procurarem abrigo. O serviço que já é feito ao longo de todo o ano foi intensificado, reforçando as questões de Saúde do momento. Mais de 100 pessoas foram abordadas e cerca de 25% desse público não quis receber ajuda. Na média, de cada 4 pessoas abordadas, 1 fez questão de ficar na rua.
Ambas as unidade que estão atendendo este público estão tomando as medidas recomendadas pelas autoridades em Saúde, como a prevenção a aglomerações, limpeza e higienização pessoal e do ambiente.
O abrigo solidário fica na Avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.656, no Bairro Quietude. O telefone de contato é 3491-1337. A Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira fica na Rua Maria Martins Batista, nº 456, no Bairro Vila Sônia. O telefone de contato é 3596-6595.
Deixe um comentário