
A Prefeitura de Santos aderiu à ação estratégica ‘O Brasil Conta Comigo’, do governo federal, que prevê a participação dos alunos dos cursos de graduação de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia na linha de frente no combate à covid-19, enquanto o País estiver em estado de emergência de saúde pública.
Os convocados poderão trabalhar em unidades de Atenção Primária à Saúde, unidades de Pronto Atendimento e estabelecimentos da rede hospitalar que atendam ao Sistema Único de Saúde. A seleção e a alocação dos alunos serão disciplinadas pelo Ministério da Saúde, após articulação com os órgãos de saúde estadual, distrital e municipal.
A Secretaria de Saúde de Santos aguarda orientações por parte do Ministério para realizar o cadastro das unidades municipais de saúde que podem receber estes estudantes.
“O momento é de unir forças para o combate à covid-19. A atuação desses estudantes será muito importante para o Brasil vencer esta batalha e, pessoalmente para eles, uma grande experiência”, acredita Fábio Ferraz, secretário de Saúde.
Quem pode participar
A participação dos estudantes ocorre por meio do estágio curricular obrigatório. Alunos do 5º e 6º anos de Medicina podem atuar nas áreas de clínica médica, pediatria e saúde coletiva. Já os do último ano de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia atuarão em áreas compatíveis com os estágios e práticas específicas de cada curso.
Estes estudantes deverão cumprir carga horária de 40h semanais, com remuneração de R$ 1.045,00. Receberão ainda 10% de pontuação no ingresso nos programas de residência promovidos pelo Ministério da Saúde em um período de dois anos.
Já os alunos do 1º ao 4º ano de Medicina e dos anos iniciais dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, que não estão na fase de estágio obrigatório, poderão atuar como voluntários. Estes devem cumprir carga horária de 20h semanais, com remuneração de R$ 522,50. Quem estuda em instituição de ensino privada terá desconto na mensalidade.
Para participar, os interessados devem preencher um formulário (http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/), no qual indicarão o município onde gostariam de atuar. Ao ser convocado, por meio de correspondência eletrônica, o aluno deverá se apresentar em até 48 horas no estabelecimento de saúde indicado.
Foto: Isabela Carrari/PMS
Deixe um comentário