Notícias

São Paulo tem 15 mortes por novo coronavírus; Doria decreta quarentena no estado

21/03/2020 Da Redação
São Paulo tem 15 mortes por novo coronavírus; Doria decreta quarentena no estado | Jornal da Orla

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou, neste sábado (21), mais seis mortes causadas pelo novo coronavírus no estado. O total subiu para 15. Diante do novo quadro, Doria determinou quarentena, de 15 dias, a partir de terça-feira (24) até 7 de abril para todos os municípios paulistas. 

 

Casos

SP já contabiliza 396 casos confirmados, 15 mortes, 34 pacientes internados em UTI e 9 mil casos suspeitos. No Brasil, segundo as secretarias estaduais de Saúde, até 12h30 deste sábado (21), 1.021 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) em todo o país. Já são 18 mortes confirmadas no Brasil.

 

Poderão continuar funcionando

Hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas
Transporte público
Transportadoras e armazéns
Empresas de telemarketing
Pet shop
deliverys
supermercados e mercados

Terão de fechar as portas

Bares
Restaurantes
padarias

 

Confira trechos da determinação do governador João Doria:

“A partir da próxima terça-feira, 24 de abril, nós decretamos quarentena aos 645 municípios do estado de São Paulo por 15 dias, a partir do dia 24 de março até o dia 7 de abril. Isso implica na determinação, na obrigação, do fechamento de todo o comércio e serviços não essenciais à população em todo o estado de São Paulo pelo período de 15 dias, começando no dia 24 de março, terça-feira, até o dia 7 de abril. Esta medida poderá ser renovada, estendida ou suprimida se houver necessidade, mas ela faz parte das informações que nós temos embasadas da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle do Covid-19. Os hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas, públicas ou privadas, terão o funcionamento normal.

 

As transportadoras, armazéns, serviços de transporte público, serviços de call center, pet shop continuam funcionando com as orientações dos sanitaristas. O serviço de Segurança Pública, tanto estadual, quanto municipais, continuam funcionando normalmente. Os bancos e lotéricas também continuam abertos. As indústrias devem continuam operando, já que não têm atendimento ao público em geral.

 

"Quero esclarecer também que os serviços essenciais nas áreas de saúde pública, alimentação, abastecimento, segurança e limpeza deverão seguir funcionando. Todo o sistema de segurança pública e segurança privada continuam a operar normalmente. Por óbvio, nos seus municípios, as guardas municipais, no âmbito do estado: polícia militar, polícia civil, corpo de bombeiros, sistema prisional, polícia científica, todo o funcionamento regular. E, vocês já sabem, nós já suspendemos férias e licenças, para que este setor essencial, no momento de dificuldade, siga funcionando regularmente.

Já os bares e restaurantes devem fechar e só poderão atender delivery. A medida também afeta as padarias de todo o estado. 

 

 

Foto: Valter Campanato/ABR