Teatro

Festival de Teatro de Cubatão lança edital para seleção de espetáculos regionais

11/03/2020
Festival de Teatro de Cubatão lança edital para seleção de espetáculos regionais | Jornal da Orla

Com o objetivo de criar reflexões sobre a vida à margem, apontando para a falta de atenção aos munícipes e a ausência de políticas que gerem condições que assegurem os direitos básicos, refletindo a temática ‘Mangue: Terra Comum’, o FESTIVAL DE TEATRO DE CUBATÃO (FESTAC) anuncia a realização de sua 17ª edição entre os dias 15 e 31 de maio de 2020, em oito bairros centralizados à margem de Cubatão.

 

O edital já está disponível e produções interessadas deverão se inscrever até o dia 30 de março, exclusivamente por meio do site. A plataforma virtual traz todos os detalhes sobre documentos e materiais necessários, bem como especificações técnicas e informações sobre cachês de participação.

 

A produção do festival selecionará seis espetáculos para a Mostra Regional, considerando que ao menos metade dos selecionados sejam grupos locais. Outros dois espetáculos do estado de São Paulo serão convidados para compor a programação. 

 

Ao focar a reflexão sobre a vida à margem e levar o festival para os bairros Vila Esperança, Cota 200, Pilões, Pinhal do Miranda, Vila dos Pescadores, Ilha Caraguatá, Jardim Nova Repúbica e Mantiqueira , o 17º FESTAC amplia a discussão sobre a importância da arte pública que acesse todos os espaços, além da criação de plateias na cidade.

 

“Nesta edição, temos uma proposta de realizar um festival de teatro que reflita a questão desse 'mangue-cidade'. Além da mostra teatral, teremos formativas nos bairros, uma programação paralela envolvendo outras atividades artísticas e ações territoriais que dêem conta de aproximar artistas e público e dialogar sobre esse lugar comum chamado Cubatão. Será a primeira vez na história da cidade que um festival de teatro acontecerá integralmente fora do centro. Nosso trabalho é para que durante esses nove dias de evento possamos promover encontros potentes e festivos e que venham a se desdobrar para além da realização do festival” destaca Sander Newton, um dos organizadores do festival. Todas as sessões serão gratuitas, contemplando diferentes públicos.

 

O 17º FESTAC é uma parceria entre dos coletivos e grupos de Cubatão, sendo eles: Galpão Cultural, Cia Art&Manha, Flair Produção Cultural, Coletivo 302, Coletiva U[z]ina Utópica, Esquadrilha Marginália de Teatro de Rua, Valsa para Lua, artistas independentes e Teatro do Kaos. A realização conta ainda com uma emenda parlamentar do vereador Rafael Tucla, através do Teatro do Kaos.

 

Mais informações:

Facebook;
Instagram;
Twitter;
Blog.

 

Foto: Sander Newton