
Um total de 500 profissionais de saúde está sendo convocado pela Prefeitura de Santos para capacitação sobre o atendimento de casos suspeitos do coronavírus, encaminhamento e monitoramento de pacientes. A atividade será realizada na terça-feira (11), no centro universitário São Judas – campus Unimonte, para médicos, enfermeiros e chefes das unidades de saúde da rede municipal, com os participantes divididos em duas turmas, a partir das 9h e outra às 14h.
O treinamento contará com gestores e técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) e palestra do infectologista Marcos Caseiro. Serão discutidos o fluxo da notificação imediata dos casos suspeitos pelos serviços e profissionais de saúde, locais de isolamento nas unidades, logística de transporte do material coletado e do transporte dos insumos e material de laboratório para o Instituto Adolfo Lutz, laboratório estadual de referência para o diagnóstico da doença.
“Será uma grande capacitação com os profissionais da Secretaria de Saúde de Santos. Vamos dialogar para o alinhamento de fluxo, uso de equipamentos de proteção individual e insumos que poderão ser usados caso tenhamos casos suspeitos”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz. Na segunda (10), às 13h, também está prevista capacitação dos técnicos da Vigilância em Saúde da Baixada Santista, na sede regional do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), órgão estadual, para tratar sobre os protocolos de atendimento.
PLANO DE CONTINGÊNCIA
Nesta quinta (6), foi realizada em Brasília (DF) reunião entre o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com secretários de saúde dos estados e capitais de todo o País. Na ocasião, foram discutidos detalhes dos planos de contingência dos estados que contempla medidas de prevenção, vigilância e assistência para eventuais casos confirmados do coronavírus no Brasil.
Representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) apresentaram alguns pontos do perfil de vigilância de estados e municípios e informaram que estão elaborando os planos de contingência em conjunto e alinhados aos protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Não há casos confirmados da doença no Brasil, que registra nove casos suspeitos em investigação, sendo três no estado de São Paulo, nenhum deles na região da Baixada Santista.
SAIBA MAIS
CASOS SUSPEITOS
Pessoas que viajaram para a China recentemente ou tiveram contato com chineses ou pessoas que viajaram ao país, e que estejam com os sintomas de falta de ar, dor no peito, febre alta, tosse e dificuldade de respirar.
COMO EVITAR?
Lavar as mãos
Cozinhar bem os alimentos
Cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar
Evitar viagens para os locais e países com transmissão
Uso de máscaras ao sinal de qualquer sintoma parecido ou ao entrar em contato com pessoas com sintomas.
ONDE IR
Ao sinal de qualquer sintoma, procure assistência médica o mais rápido possível. Santos conta com três unidades de urgência/emergência (24 horas).
UPA Central: Rua Joaquim Távora, 260, Vila Mathias
UPA da Zona Noroeste: Av. Jovino de Melo, 927 – Areia Branca
Unidade de Pronto Atendimento Provisória da Zona Leste: Av. Afonso Pena, 386, Macuco
Foto: Susan Hortas/PMS
Deixe um comentário