
Até o final deste semestre, moradores e turistas de Santos já perceberão sinais de mudança no maior jardim à beira-mar do mundo, segundo o World Records. Isso porque seus cerca de mil canteiros ganharão novas cores e contrastes com o plantio de várias espécies de plantas e flores para reforçar a beleza de um dos mais lindos cartões-postais da Cidade.
Para diversificar a vegetação em todo o trecho que vai do Posto 1, no José Menino, à Ponta da Praia, as ações começarão com o plantio de mudas de palmeiras buritis. Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), Daniel Augusto Machado, atualmente elas podem ser vistas apenas no Jardim Botânico Chico Mendes, onde existem somente duas mudas.
Entre as espécies que serão plantadas estão clorofitos, vedélias, guaimbês, primaveras, azaleias roxas, acalifas, heras, pileas, dracenas vermelhas, hemerocales, alamandas e camarões.
Chefe do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), João Cirilo explicou que o formato atual do jardim da praia foi sendo construído aos poucos. São cerca de 5,3 quilômetros de extensão e 200 mil metros quadrados, a maior área verde da Cidade. Todo o espaço abriga de 800 a 900 árvores e mil palmeiras.
“Ele é mais ou menos da década de 1920 e sua implantação foi imposta pelos moradores, que lutavam contra a especulação imobiliária”, ressaltou Cirillo. O jardim nasceu após um estudo de urbanização desenvolvido pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito e herdou o nome do prefeito Aristides Bastos Machado.
Entre os anos de 1940 e 1950, ganhou fontes, postos de salvamento e o Aquário Municipal. “ A sua configuração foi surgindo aos poucos, até ele ganhar um formato neoclássico, de curvas, uma de suas principais características”.
MAIS DE 650 BANCOS E 400 LIXEIRAS
Além do novo paisagismo, o jardim da praia estará com novos bancos e lixeiras em todo o percurso também até o final deste semestre. Serão 658 bancos com base de concreto e assento de madeira maciça e 400 novas lixeiras iguais às já disponíveis, de concreto.
Foto: Susan Hortas/PMS
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