Notícias

Beneficência amplia atendimento a pacientes do SUS

01/02/2020 Da Redação
Beneficência amplia atendimento a pacientes do SUS | Jornal da Orla

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santos agora contam com novo espaço de atendimento. Na sexta-feira (31), a Beneficência Portuguesa inaugurou um conceito de internação hospitalar inédito na região: a Unidade de Cuidados Prolongados. Trata-se de um espaço com leitos destinados a pacientes que necessitem ficar por mais tempo no hospital antes de voltar para casa.

 

Nova sala de fisioterapia na ala de longa permanência. Foto: Gabriel Soares

 

A nova ala atende a critérios do Ministério da Saúde, que especifica o atendimento a pacientes com quadros clínicos estáveis, como vítimas de Acidente Vascular Cerebral, traumas, úlceras e portadores de sonda.  A permanência no hospital pode durar até 90 dias.

 

O presidente do hospital, Ademir Pestana, explica que esse tipo de internação é algo que já existe na rede particular, mas é novidade na pública. “Firmamos um contrato de um ano com a Prefeitura de Santos para ampliar o atendimento ao SUS. Serão cerca de 30 profissionais do hospital, entre eles, médico-clínico, fisioterapeuta e assistente social. A intenção é fazer com que as famílias dos pacientes se envolvam no processo de longa permanência para que aprendam a cuidar quando eles tiverem alta”.

 

Em 2019, a Beneficência Portuguesa realizou cerca de 1400 internações para o SUS. Com a nova ala, a previsão é de aumento no número de atendimentos. 

 

O presidente da Beneficência Ademir Pestana. Foto: Gabriel Soares

 

 

Foto: Alexandre Neves/Divulgação SBP