
Os convites para o Baile Oficial da Cidade de Santos começam a ser vendidos nesta segunda-feira (4), no Fundo Social de Solidariedade (Avenida Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada). Estarão disponíveis para aquisição em horário comercial: de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 18h.
O evento será realizado em 25 de janeiro, a partir das 20h30, no Mendes Convention Center, com show do cantor Zeca Pagodinho, e faz parte das comemorações pelos 474 anos do Município. No dia seguinte ao baile, em horário a ser definido, Zeca agita também a Praia do Gonzaga, com os grandes sucessos da carreira em apresentação gratuita.
Toda a renda obtida com os ingressos do baile, ao custo de R$ 500,00 cada (pagamento em dinheiro ou cheque), será revertida para a construção da primeira Escola Pública de Cinema de Santos, em anexo do Mercado Municipal, com inauguração prevista ainda para 2020.
Decoração
Como Santos sediará o evento mundial de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no ano que vem, a decoração da festa destacará os filmes produzidos no Município – em 2015, Santos recebeu o selo de Cidade Criativa da Unesco devido ao seu destaque na área de Audiovisual.
Nada mais justo, portanto, que Santos passasse a ter uma escola pública voltada a esse ramo da produção cultural, uma antiga reivindicação dos produtores da Cidade.
Atualmente, o audiovisual emprega mais de 300 mil pessoas no Brasil, com faturamento de cerca de R$ 45 bilhões por ano. A escola pública oferecerá cursos livres e gratuitos, buscando a vivência prática e artística.
“Santos tem uma série de ações que são referência no Audiovisual, coordenadas pela sociedade civil. Agora, o poder público também formará jovens para este mercado que necessita de mão de obra qualificada”, destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
Jovens e adultos serão beneficiados com cursos nas áreas de pré-produção, produção e pós-produção como roteiro, direção, produção, direção de fotografia, direção de arte e finalização, além de workshops, palestras e um cineclube.
“É uma iniciativa inédita da Prefeitura. Será um divisor de águas. Movimentaremos uma grande cadeia produtiva e criativa, com geração de empregos diretos, além de valorizar a cultura da nossa Cidade”, avalia Rafael Leal, secretário de Cultura.
Deixe um comentário