Casa e Decoração

Dicas para usar cinza na decoração

26/10/2019
Dicas para usar cinza na decoração | Jornal da Orla

No decor, o cinza já reina há alguns anos e seus tons são excelentes opções, principalmente para as paredes. É uma cor-chave, que pode causar diferentes impactos. Mas, antes de sair pintando todo o apartamento de cinza, você deve compreender as características, significados e efeitos que a tonalidade pode causar no ambiente e a sensação que ela transmite para quem visita o local. 

 

A arquiteta Caroline Bahia explica que, apesar da tendência, o cinza, muitas vezes, não é a atração do ambiente. “Normalmente é usada como base para outras cores que assumem o protagonismo no seu lugar”.

 

A escolha da tinta que dará vida ao cômodo é algo muito particular. “Em geral, os tons de cinza expressam neutralidade, também é sinal de segurança, maturidade e comprometimento. Em contrapartida, pode simbolizar apatia e isolamento. Por isso, combine-o com outras cores para diminuir os aspectos que passem uma impressão negativa e deixar o ambiente aconchegante".

 

A psicologia das cores diz que o cinza é a cor do compromisso. Quando mais próximo ao preto, torna tudo mais melancólico. Quando o branco é predominante, o cinza fica mais animado. "Aplique-o na medida certa e junto com cores vibrantes e fortes, como o amarelo e o azul, para que o ambiente ganhe personalidade e vida. Na hora de reformar, é essencial saber a quantidade de cor usar. Temos que levar em conta que cada tom tem sua função", diz a arquiteta. 

 

Foto Pixabay