
Com a conclusão de alguns trechos da concretagem do viaduto da entrada de Santos, novas estruturas e formas começaram a surgir. No primeiro trecho de subida da rampa do elevado, do lado da Avenida Martins Fontes, sentido Centro/Zona Noroeste, alguns nichos já podem ser vistos.
Os nichos são estruturas compostas de ferragem e concreto que recebem tubos de aço galvanizado (bainhas) e uma junção de 19 cordoalhas de 15,4 mm de espessura (cabos de aço de espessura grossa) por dentro. Do total de 47.500 metros de cordoalhas, já foram aplicados 5 mil metros nas estruturas do elevado. “Ao longo do viaduto, teremos alguns nichos que têm como principal função o suporte de resistência ao peso que ele receberá”, destacou o coordenador de Produção da Terracom, engenheiro Fernando Soares Salvador. Esses nichos recebem cabos que são esticados até o máximo de sua capacidade de suporte de carga.
“A função das cordoalhas é fornecer um incremento de resistência ao sistema de concreto armado convencional, permitindo que a estrutura fique mais esbelta, mantenha o aspecto arquitetônico desejado e com vãos entre pilares maiores”, completou.
Concretagem
O ritmo dos trabalhos no viaduto continua acelerado. A concretagem total atingiu 64% da totalidade.
Nesta terça-feira (22), a segunda laje do caixão perdido (parte central extensa que permanece vazia mesmo após ser coberta se transformando na pista) da rampa de subida do lado da Martins Fontes, sentido Centro/Zona Noroeste, recebeu 53 metros cúbicos de concreto, o equivalente a cinco caminhões betoneira.
O trabalho foi realizado em seis horas por cerca de 30 funcionários da Terracom. “Estamos avançando a cada semana e ficando bem próximos da junção dos dois lados do viaduto, na região do cimbramento que são as estruturas metálicas de sustentação provisórias”, explicou o engenheiro Salvador. A obra deve ficar pronta em julho de 2020 e integra o Programa Nova Entrada de Santos.
Foto Rogério Bomfim/PMS
Deixe um comentário