Casa e Decoração

Arquitetura e decoração devem ser seguras para idosos

05/10/2019
Arquitetura e decoração devem ser seguras para idosos | Jornal da Orla

Quem é idoso ou tem um idoso em casa e pretende reformar ou redecorar o imóvel deve primar pela segurança. Simples detalhes podem colocar em risco a saúde dos mais velhos e até causar acidentes. Assim, o projeto de arquitetura e de decoração devem seguir orientações específicas para que segurança e beleza possam estar presentes em todos os ambientes do imóvel. Confira algumas dicas:

 

Todos os ambientes
Nesta fase da vida, os problemas de visão são comuns. Por isso, uma casa com muita luz natural facilita a vida do morador. É importante instalar pontos de luz nos corredores e nos locais de circulação intensa, além de investir na iluminação direcional para auxiliar na locomoção noturna do idoso. 

 

“Outro ponto interessante no projeto luminotécnico diz respeito à instalação de sensores de iluminação que, por detectar a presença do residente, otimiza a vida dos idosos”, explica a arquiteta Bianca Atalla.

 

Além disso, as portas devem ter largura suficiente para a passagem do idoso com auxílio de andador ou cadeira de rodas, por exemplo. 

 

Quando não houver a possibilidade de deixar todos os ambientes nivelados, é essencial prever sinalização para destacar a diferença ou considerar a colocação de uma rampa. No caso de escadas, a arquiteta Pati Cillo recomenda que a execução considere o assentamento de piso antiderrapante e a instalação de corrimão com altura de 90 cm.

 

Sala

Principal móvel da sala, o sofá deve ser mais firme e duro. “Na hora de escolher a peça ideal para o projeto, busque por modelos em que o ângulo do idoso sentado esteja próximo a 90 graus e que os pés alcancem o chão”, a arquiteta Fernanda Mendonça.

 

Os tapetes costumam ser um dos maiores causadores de quedas e acidentes. As peças não devem ser desconsideradas, mas utilização deve ter materiais, medidas e posicionamentos corretos. Além da área de cobertura, o tapete deve avançar cerca de 20 cm embaixo do sofá e outros móveis presentes na sala de estar. Fixe as pontas com fitas adesivas antiderrapantes.  

 

Cozinha
Quando a cozinha é projetada para uma pessoa da terceira idade, bancada e mobiliário devem apresentar alturas específicas. “Em geral, as medidas são mais baixas que o padrão. Prateleiras e armários devem estar na altura média de 1,40 m, para proporcionar o acesso pleno. As bancadas podem ter cores claras para facilitar que o idoso encontre os objetos”, explica Fernanda Mendonça.

 

Quarto
Este é um dos espaços mais utilizados pelo idoso. A altura da cama pode ser personalizada e é interessante considerar a instalação de uma boa cabeceira se torna um confortável encosto quando ele estiver lendo algo antes de dormir. 

 

Outro ponto de atenção redobrada são os criados-mudos, que devem ter cantos arredondados e com altura igual ou pouco acima do colchão para evitar batidas. Próximos ao móvel, iluminação, interruptor para acender e a apagar a luz e pontos de tomada são complementos valiosos. 

 

Banheiros

Este é o local onde mais acontecem acidentes e, por este motivo, ele deve ser adaptado cuidadosamente. A instalação de barras de apoio, piso antiderrapante no box e assento para banho são fundamentais. Considere colocar também barras de segurança na área do lavatório e bacia sanitária, que normalmente é um modelo mais alto do que o padrão.