Santos

Programação estimula reflexão sobre o envelhecimento no Sesc

30/09/2019 Da Redação
Programação estimula reflexão sobre o envelhecimento no Sesc | Jornal da Orla

O Sesc celebra o Dia Internacional das Pessoas Idosas com a terceira edição da Mostra Sentidos – A Longevidade na Arte, de 1º a 13 de outubro. A programação traz uma reflexão sobre a valorização do envelhecimento e da longevidade, com início no Dia Internacional das Pessoas Idosas, em 1º de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), há 37 anos, para relembrar a importância dos direitos e o bem-estar dos idosos.

 

Atualmente, mais de 700 milhões de pessoas no mundo possuem 60 anos ou mais. Em 2050, serão mais de dois bilhões de indivíduos idosos (cerca de 20% da população do planeta), segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, são mais de 28 milhões de idosos, o que significa, aproximadamente, 13% da população do país, de acordo com a mais recente projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

A Mostra pretende despertar, por meio dos múltiplos sentidos provocados pela arte, um olhar mais profundo sobre a temática do envelhecimento a partir dos 60 anos.

 

Destaques da programação em Santos e Bertioga

Aeroplanos, com Antonio Petrin e Roberto Arduin 
A comédia escrita pelo premiado dramaturgo argentino Carlos Gorostiza traz os atores veteranos Antonio Petrin e Roberto Arduin nos papeis dos velhos amigos inseparáveis e ex-jogadores de futebol que, ao relembrar o passado e discutir questões do presente e futuro, são surpreendidos por um convite inesperado que poderá transformar suas vidas. Acompanhando um dia na vida dos septuagenários, o espetáculo aborda questões como o envelhecimento, a solidão, o medo da morte e a perda da independência.    

Sesc Santos
4/10 – sexta-feira, às 20h – Teatro – Ingressos à venda 

As Sombras São, da Cia. Histriônica de Teatro
O primeiro espetáculo infantil da Cia. Histriônica de Teatro conta a história de uma menina levada para uma aventura em um mundo fantástico para ajudar sua avó que, aos poucos, começa a perder algumas memórias. Baseada no livro "Teatro de Sombras de Ofélia", do autor alemão Michael Ende, a peça mescla música e teatro de sombras para explorar temas como o esquecimento, a solidão, a morte, o medo, a coragem e o amor, sem perder o humor.

Sesc Bertioga
5/10 – sábado, às 20h30 – Espaço Cênico