
Dez munícipes, incluindo membros do Conselho Municipal de Saúde, conferiram em detalhes, nesta quarta-feira (4), as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste, que se encontram 80% executadas, em terreno localizado na Praça Visconde de Ouro Preto, no Estuário. A visita monitorada foi promovida pelo programa Fiscaliza Santos.
Guiado pelo secretário de Saúde, Fábio Ferraz, e por profissionais da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), o grupo percorreu os corredores da unidade e conheceu as futuras salas de recepção, classificação de risco, internação e emergência, entre outros espaços.
No subsolo, os participantes foram apresentados à área que vai abrigar o estacionamento e o sistema de captação subterrânea de água, que vai garantir abastecimento contínuo dos vasos sanitários do edifício.
O secretário de Saúde expôs exemplos de fluxo do atendimento e esclareceu dúvidas dos munícipes sobre a estrutura projetada. “O pessoal demonstrou preocupação sobre questões de acessibilidade e segurança dos usuários e dos profissionais que trabalharão aqui. Tivemos a oportunidade de responder tudo e garantir que a obra é 100% acessível, monitorada, informatizada e climatizada”.
Segundo o arquiteto Roger Guerra, da Siedi, já está 90% executada a infraestrutura seca para as instalações elétricas e hidráulicas e, agora, os serviços estão concentrados nos revestimentos de cerâmica e gesso. Já foram feitos os testes de impermeabilização na unidade e está definido o próximo passo. “Semana que vem, iniciaremos a instalação dos forros”.
Presidente do Conselho Municipal de Saúde e morador da Ponta da Praia, o empresário Luiz Antônio da Silva se disse satisfeito com as explicações que recebeu e com o projeto. “O secretário fez uma boa explanação para os visitantes. Hoje, a obra está em franco desenvolvimento. Isso aqui será um pequeno hospital, que vai dinamizar o atendimento de urgência e emergência dessa região da Cidade”.
Já o trabalhador portuário José Carlos Gonçalves, morador do Saboó, soube da visita monitorada por meio de um grupo criado pela Ouvidoria Transparência e Controle (OTC) e fez o cadastro pela internet. “Sempre perguntam quem deseja participar. Hoje decidi vir”, contou, elogiando a estrutura do equipamento. “Vai ser tudo muito moderno, com bastante comodidade para a população”.
Com 3 mil metros quadrados de área construída, a UPA da Zona Leste terá três pavimentos, incluindo um estacionamento no subsolo, e contará com cinco consultórios (três para clínica geral, um de ortopedia e outro de pediatria), 32 leitos, sala de espera com 54 lugares e brinquedoteca, entre outros espaços. A previsão é de que a obra seja concluída ainda este ano e que o atendimento tenha início no primeiro semestre de 2020.
Qualquer munícipe pode participar, fazendo o agendamento pelo site da Ouvidoria Transparência e Controle (OTC), pelo telefone 162 ou pelo e-mail [email protected]. As solicitações serão avaliadas e a agendadas.
Foto: Susan Hortas/PMS
Deixe um comentário