Baixada Santista

Guarujá recebe grupo indígena para apresentações culturais

26/08/2019 Da Redação
Guarujá recebe grupo indígena para apresentações culturais | Jornal da Orla

O Núcleo de Educação Infantil Conveniada (Neic) Professor Amaro de Araújo Lima Sobrinho (Rua Iracema, 771 – Enseada) receberá o Projeto Sambyyé Baxó, onde o Grupo Kaçaseyta fará apresentações sobre a cultura indígena para pais e crianças da unidade. O evento será realizado na sexta-feira (30), a partir das 16h.

 

No local, serão feitas apresentações de dança, canto, pinturas faciais, palestra e venda de artesanatos, além de uma oca que será montada. O Projeto é ministrado pelo Pajé e Cacique Kayrrá, da aldeia Kariri Xocó, localizada em Alagoas, e que possui três mil indígenas. Seu maior objetivo é divulgar a cultura e vivência de seu povo pelo Brasil e, por meio do projeto, sustentar sua família.

 

O projeto

O Sambyyé Baxó existe há quase 20 anos e desde então viaja o País para apresentações em escolas. Seu nome significa ‘Guerreiro de Verdade’ e sua cultura possui uma vertente musical forte, tendo sua maior representatividade no Toré, conjunto de cantos e danças que representam acontecimentos históricos e culturais.

 

O nome do grupo, Kaçaseyta, significa ‘Conhecimento’ ou ‘Sabedoria’ em sua língua original, e representa a oportunidade que levam para jovens e adultos, de conhecer suas culturas ancestrais, valorizando suas raízes e propagando o respeito ao próximo.

 

A ideia de convidar o grupo partiu da orientadora pedagógica da unidade, Adriana de Almeida Miki, que encontrou o projeto enquanto navegava pela internet, coincidentemente, no Dia do Índio (19 de abril). “É muito importante trazer a cultura para as escolas e creches, não podemos deixar que ela se perca”, contou.

 

Foto: Divulgação/PMG