Santos

Zona Noroeste de Santos recebe o evento Palafitacon neste sábado (17)

14/08/2019 Da Redação
Zona Noroeste de Santos recebe o evento Palafitacon neste sábado (17) | Jornal da Orla

Com a proposta de levar atrações dos universos do cinema, dos quadrinhos e da literatura para o Dique da Vila Gilda, o evento PalafitaCon terá sua primeira edição neste sábado (17), das 10h às 18h, no Instituto Arte no Dique (Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube). A iniciativa começa com a presença de dois grandes expoentes da cultura produzida na periferia: o romancista, contista e poeta Ferréz e uma das maiores referências do país em jornalismo em quadrinhos: Alexandre De Maio.

 

O evento conta ainda com a equipe da Mosh Escola de Arte produzindo sketches (artes de personagens); mesas de RPG e jogos de tabuleiro sob o comando do projeto Contos Lúdicos e palestra de Claudio Roberto Basílio, um dos organizadores da Santos Comic Expo, sobre a importância do super-herói Pantera Negra para a cultura pop e a representatividade.

 

O público ainda poderá tirar fotografias com diversos cosplayers. Estão confirmadas as participações do fã clube oficial Star Wars; Princesas Disney (Projeto Festa Encantada) e super-heróis (Super Amigos). Também haverá um estande especial dedicado ao Homem-Aranha e exposição de personagens de filmes infantis.

 

Conceito
A ideia do PalafitaCon começou a tomar forma em agosto do ano passado, durante o Santos Film Fest – Festival de Filmes de Santos, quando o festival, em parceria com a Santos Comic Expo, arrecadou mais de 7 mil publicações para a inauguração da Gibiteca do Instituto Arte no Dique.

 

“Em 2018, tivemos um vislumbre da importância de trazer o mundo geek ao Arte no Dique. Conversamos com membros do universo geek santista e todos se empolgaram com a oportunidade de democratizar ainda mais o acesso a este segmento. Teremos muitas atrações e envolvidos voluntariamente no projeto”, explica André Azenha, um dos produtores do evento e assessor de imprensa do Arte no Dique.

 

A ação também busca atrair pessoas de outros bairros e municípios ao Dique da Vila Gilda. “Muito importante para comunidade da Zona Noroeste ter essa inclusão com o mundo dos games, HQs e tecnologia. Os jovens poderão ter contato de perto com aquilo que muitas vezes está longe, por conta dos valores dos ingressos e a distância. Independentemente da classificação social, são assuntos atuais, e eu fico muito grato com essa oportunidade que o PalafitaCon está gerando”, ressalta o produtor cultural do Instituto Arte no Dique, Felipe Seguro.

 

Foto: Divulgação