Santos

Santos reduz em 70chr37 mortes de pedestres

08/08/2019 Da Redação
Santos reduz em 70chr37 mortes de pedestres | Jornal da Orla

Santos conseguiu reduzir em 70% as mortes de pedestres neste primeiro semestre do ano. O resultado reconhece e impulsiona ainda mais o intenso trabalho realizado na Cidade em prol de mais segurança para todos no trânsito e marca o Dia do Pedestre, celebrado nesta quinta-feira (8).

 

Conforme dados do Infosiga (sistema de informações sobre ocorrências de trânsito do Governo do Estado), nos seis meses iniciais de 2019 três pedestres foram vítimas fatais em acidentes em Santos. Já no mesmo período de 2018, dez pessoas perderam a vida em ruas e avenidas santistas. A redução de 70% foi menor do que no cômputo geral do Estado: conforme o Infosiga, em 2019 houve 675 casos fatais envolvendo pedestres, enquanto que de janeiro a junho de 2018 foram 746 mortos – queda de 9,5%.

 

FAIXA VIVA
Para tornar o trânsito mais seguro, o Município tem priorizado ações de educação, fiscalização e de engenharia de tráfego, realizadas pela Prefeitura e a CET-Santos.

 

Uma das principais iniciativas é o programa Faixa Viva. Criado em 2011, com objetivo de harmonizar o convívio entre motoristas e caminhantes, o movimento tem contribuído de forma decisiva para diminuir o número de acidentes e, por consequência, de vítimas.

 

Levantamento da companhia revela que em 2010 (antes do Faixa Viva) a Cidade registrou 333 ocorrências de trânsito, baixando para 109 no ano passado. O comparativo das mortes de pedestres mostra outro dado importante: nos sete anos antes do Faixa Viva, ocorreram 96 óbitos e nos sete anos após a sua implementação, 56.   

 

 

Foto: Marcelo Martins/PMS