Santos

7 curiosidades que você vai encontrar no Festival Santos Café

01/07/2019 Da Redação
7 curiosidades que você vai encontrar no Festival Santos Café | Jornal da Orla

Seja na primeira refeição do dia, nos intervalos do trabalho, na correria entre um compromisso e outro ou até à noite, antes de deitar. O café, bebida mais popular entre os brasileiros, faz parte do cotidiano de milhões de pessoas e ainda tem o poder de aguçar nossa memória afetiva. Agora, o que muitos podem não saber, é que, com os grãos, na versão solúvel ou com o próprio líquido coado, é possível preparar iguarias inusitadas, artesanatos e cosméticos. Muitas dessas curiosidades poderão ser conferidas no Festival Santos Café, que tomará conta do Centro Histórico da Cidade entre os dias 5 e 9 de julho.

 

A programação inclui degustações, oficinas gastronômicas, pinturas de retratos e caricaturas e diversos shows para todos os públicos. A programação completa pode ser confira no link.

 

1. Maionese – Sim, é possível usar café na maionese! E quem fez isso foi o chef Júnior Monteiro, do Restaurante-Escola Estação Bistrô, que criou a iguaria preparando uma maionese sem gemas e com café solúvel. Leva alho, mostarda, sal e açúcar, além do óleo para emulsionar. 

 

2. Molho barbecue – A acidez do molho inglês dá lugar ao café expresso e açúcar mascavo. O sabor defumado desse tipo de molho se contrapõe ao toque adocicado, perfeito para combinar com carnes. Para aprender a fazer a maionese e o molho, Monteiro ministrará a oficina gastronômica ‘Sticks de frango com molho barbecue de café e maionese de café’, no dia 7 de julho, às 11h, no Museu do Café. Inscrições no Portal de Turismo de Santos.

 

3. Geleia – Com torrada, biscoito ou para acompanhar carne de porco, por exemplo, a geleia pode ganhar o sabor característico do café, mas sem ser doce. O preparo é simples, leva café coado e solúvel, mas o resultado pode surpreender. Quem quiser aprender o preparo pode conferir, no dia 6 de julho, no Museu do Café, a oficina 'Toast de pão de queijo com pernil desfiado, geleia de café e tomate confit’, às 15h, a cargo do Senac, com a nutricionista Hélida Ventura Barbosa Gonçalves e a gastrônoma Mirele Cunha Pereira. Inscrições no Portal de Turismo de Santos.

 

4. Cosméticos – Café ajuda a limpar e a hidratar os poros da pele graças a sua ação anti-oxidante. A cafeína é considerada o melhor princípio ativo do mercado com ação lipolítica. E o que é melhor: ajuda na redução de medidas. Por isso, tornou-se um importante aliado no mundo da estética. A farmacêutica esteta e cosmetóloga Isabel Coelho vai ministrar, durante o festival, a oficina gratuita “Café, tratamento de beleza”, marcada para o dia 9, às 15h, no Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo). Inscrições no Portal de Turismo de Santos. Os participantes precisam levar, no dia, borra de café, óleo de amêndoas, sabonete líquido e iogurte natural, além de recipientes para embalar os produtos a serem preparados durante a oficina. 

 

5. Retratos – Café solúvel diluído pode virar pigmento, usado para pintar retratos em papeis especiais. Nos dias 6, 7, 8 e 9, nos Arcos do Valongo, Kléber Nunes estará à frente da oficina gratuita ''Retratos em café'', das 11h às 13h e das 14h às 18h. O resultado é uma pintura diferente e permanente, que começa com um esboço a lápis para depois ser colorido com tons claros e escuros.

 

6. Artesanatos – Os grãos do café são perfeitos para decoração de objetos, dando um toque especial em bandejas ou outros itens para a casa. Também podem ser usados para fazer suvenirs, resultando em lembrancinhas perfeitas para quem é apaixonado pela bebida. Sem contar que temas relacionados ao café são a inspiração para a pintura de cerâmicas e quadros. Uma exposição com 34 artesãos, sob a curadoria de Denise Gouveia, funcionará entre os dias 6 e 9 de julho, nos Arcos do Valongo, sempre das 10h às 18h. 

 

7. Coquetel – Quem é do ramo da coquetelaria sabe: café é um bom aliado no preparo de drinques. Desde que tenha qualidade, doçura e acidez equilibradas, pode ser a base de uma infinidade de coquetéis. Muitos deles utilizam o cold blue, bebida feita a base de café e que hoje já é servido puro, com uma rodela de laranja e limão. Para o Festival Santos Café, a barista Nina Rodrigues, que tem mais de 10 anos de experiência com café, criou um drink especial, o Apple Coffee. Leva xarope de maçã verde, soda limonada, café e gelo. Refrescante, é ideal para ser tomado em uma roda de amigos e super fácil de fazer. A oficina será no dia 8, às 11h, no Museu do Café. Inscrições gratuitas no Portal de Turismo de Santos.

 

Foto: Fabrizio Rodrigues