Tecnologia

Saiba como fazer o Benchmarking em SEO

17/05/2019

Ao criar um negócio é normal que você fique confuso em meio a tantas possibilidades de investimento, e também sobre qual a melhor estratégia de marketing digital a ser traçada. Uma excelente maneira de você ter um "norte" é observar quais técnicas seo estão sendo utilizadas por seus concorrentes. Saiba como fazer o Benchmarking em SEO.

O benchmaking consiste em monitorar a concorrência por meio da comparação de resultados a fim de obter uma melhoria nos processos a serem executados.

Como funciona o benchmarking

Para fazer o benchmarking em SEO você precisa analisar as palavras-chave (como as usadas em campanhas do Google Adwords) utilizadas nas estratégias do seu concorrente, dessa maneira você pode conseguir melhores oportunidades para o tráfego orgânico da sua empresa.

A consultoria SEO indica que você deve estar atento é o conteúdo postado pelo seu concorrente. Não se engane pensando que você deve copiá-lo nesse sentido, mas sim que essa é a sua chance de inovar. Se ele está tratando sobre um assunto X, traga-o sobre uma nova perspectiva, de uma maneira inovadora para o seu leitor. Dessa maneira você terá mais destaque!

Preste atenção nas ferramentas utilizadas no site. Se você extrair o melhor disso pode fazer a otimização de sites melhorando usabilidade na web de quem acessá-lo.

Uma outra maneira de fazer o benchmarking é de uma maneira "não-virtual". Como? Participando de eventos, fazendo visitas presenciais, como também indo à mentorias.

Conheça os tipos de benchmarking

Como funciona o SEO: benchmarking competitivo consiste na análise e comparações dos feitos da concorrência. Já o de cooperação acontece a partir da troca de experiências. O funcional examina o processo de trabalho das companhias, em questão de funcionários e a organização da equipe. 

Já o genérico tem como intuito determinar práticas para área, por exemplo, se a sua empresa precisa de uma "ajuda" em uma área específica. E o interno funciona a partir de uma investigação nos "tempos de ouro" na empresa, ou de iniciativas que deram certo.