Beleza

Óleos essenciais para beleza e bem-estar

04/05/2019
Óleos essenciais para beleza e bem-estar | Jornal da Orla

Muito se fala em óleos essenciais. Mas você sabe do que se trata? São substâncias extremamente concentradas extraídas a partir de flores, frutos, sementes, folhas, raízes e outras partes das plantas. A terapeuta e tricologista Silvera Santos explica que eles podem ser utilizados nas mais diversas terapias direcionadas aos cabelos e à pele. 

 

“Um só frasco de óleos essenciais chega a conter até 300 substâncias diferentes. Por isso, a sugestão de uso deve ser sempre feita por um profissional para ter um resultado positivo”, alerta.

 

Cabelos
O tratamento capilar a base de óleos essenciais é usado para purificar o couro cabeludo, fortalece os fios, melhorar a irritação e controlar a caspa, oleosidade excessiva, combater a queda e estimular o crescimento dos fios. 

 

Essenciais x vegetais
Tanto os óleos essenciais como os vegetais são extraídos de plantas, caules, raízes, pétalas e etc. Porém, as diferenças estão na parte da planta e no processo de extração. Em geral, o vegetal é obtido por meio de uma prensagem a frio de sementes de oleaginosas. Por este motivo, tem um aspecto denso e é rico em lipídeos. 

 

Por sua vez, os óleos essenciais são extraídos através de um processo chamado destilação a vapor de várias partes das plantas. 

 

As funcionalidades de ambos são diferentes. O vegetal garante hidratação, textura e nutrição. Já os óleos essenciais são extremamente concentrados  e “guardam” substâncias da planta que oferecem propriedades terapêuticas. 

 

“Diversos óleos essenciais são utilizados na aromaterapia, proporcionando bem-estar, relaxamento, sensação de tranquilidade, redução da tensão nervosa, depressão e stress”, explica a profissional.

 

Serviço:
Silvera Coiffeur Grife Capilar
Endereço: Rua Paraguai 137, Gonzaga, Santos
Contato: (13) 3284-3371
Horário: 9h às 19h