Comer e beber em Santos

Bolos com a cara de Santos

03/04/2019
Bolos com a cara de Santos | Jornal da Orla

A escultura de Tomie Ohtake, uma referência santista instalada no Parque Municipal Roberto Mário Santini (emissário submarino), no José Menino, é também obra esculpida pelas mãos de um verdadeiro artesão da confeitaria. O santista Marcelo Bellini, 51 anos, proprietário da Bellini Cake Design, localizada no bairro Pompeia, tem a habilidade nata na arte de fazer bolos com símbolos de Santos.

Bondinho do Monte Serrat, bonde turístico, muretas dos canais, peixe da entrada da Cidade, Aquário, navios de cruzeiros, jardim da praia, prédios tortos, mar e até um bolo de três andares com imagens do Porto de Santos fazem parte de seu repertório de bolos decorados feitos com pasta americana. 


Seu talento também projeta Santos em rede nacional, já que em março ele participou de um desafio do programa Melhor da Tarde, com Catia Fonseca, da TV Band, com o tema “transportes”. Levou o bonde turístico e incluiu detalhes como os trilhos e os paralelepípedos das ruas do Centro. No programa, que participa todo mês, já levou um bolo de seis andares com elementos que caracterizam o Município em um desafio com o tema “cidades”. No topo, colocou a escultura de Tomie em pasta americana e corante vermelho.  


O trabalho exige pesquisa, conta Bellini, que já mediu o bonde da praia para fazer seu trabalho. “Levei uma trena de 5 metros. Medi largura, porta e janela, pois queria fazer a perspectiva no tamanho real. Também busco imagens na internet”, explica ele, há 32 anos no ramo da confeitaria. “Também já fiz bolos para o baile de aniversário da Cidade. Sou autodidata, nunca fiz curso”.

Além de seu ateliê, ele dá aulas em Santos, São Paulo e Rio de Janeiro, e revela seu segredo. “Ter amor naquilo que você faz e trabalhar com mercadorias de qualidade, pois o bolo não adianta ser só bonito”. 

 

Fotos: Isabela Carrari/PMS e Arquivo Pessoal