
Pela primeira vez no litoral paulista haverá um Ambulatório de Fisioterapia e Recuperação Funcional de Hemofilia e Coagulopatis Hereditárias. O projeto da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília, em parceria com o Rotary Club de Santos, será inaugurado nesta segunda-feira (25), a partir das 19h, em área ampliada da clínica do curso, localizada no campus (Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão).
A hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. No tratamento, os pacientes terão acesso completo: fator de coagulação – disponibilizado pelo Ministério da Saúde; médicos, aplicações, profilaxia e remédios – disponibilizado pelo Hemonúcleo, e atendimento fisioterapêuticos – disponibilizado pela Unisanta. O próximo passo é disponibilizar atendimento odontológico na Clínica de Odontologia da univesidade.
Como funcionam
De acordo com o diretor da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, Dr. Ivan Barreira Cheida Faria, recursos fisioterapêuticos de qualidade e equipamentos com tecnologia avançada ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pacientes hemofílicos e a amenizar as deformidades articulares provenientes dos quadros de hemorragias.
Ainda segundo Cheida Faria, a Clínica da Unisanta passou a ter três equipamentos de Campos Magnéticos Pulsados, indicados para acelerar a regeneração tecidual, ação anti-inflamatória e analgésica. O primeiro aparelho deste tipo chegou ao Brasil há apenas 6 anos. Conta ainda com dois Mobilizadores Passivos Contínuos (CPM), indicados para prevenir deformações articulares e recuperar a mobilidade articular diminuída. "Os hemofílicos geralmente têm hemorragias articulares. Estes aparelhos irão ajudar muito a mobilidade e impedir as deformações".
Atendimentos ampliados
Estes equipamentos e outros foram incorporados à Clínica Universitária de Fisioterapia da Unisanta, que agora incorpora o Centro Metropolitano de Recuperação Funcional, ampliando as especialidades de atendimento.
O local passará por uma ampliação de 126 metros quadrados feita pela Unisanta e contará com a substituição da maioria dos equipamentos atualmente instalados, além de estúdio de pilates, macas motorizadas, aparelhos de eletroterapia, entre outros.
Foto: Divulgação/Unisanta
Deixe um comentário