Local

Mês da Mulher em Santos terá programação extensa

01/03/2019
Mês da Mulher em Santos terá programação extensa | Jornal da Orla

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março, mas em Santos o mês será todo dedicado ao público feminino. A Prefeitura promoverá uma série de atividades em vários pontos da Cidade, numa programação que inclui promoção à saúde e bem-estar, palestras, exposições, dias de beleza, curso de automaquiagem, discussão sobre empreendedorismo, conscientização a respeito da violência de gênero, homenagens e uma novidade: um curso de defesa pessoal voltado para mulheres, com abertura das inscrições no próximo dia 7.

 

A programação está focada na elevação da autoestima, em fazer com que a mulher se sinta bem com ela mesma, valorizada e segura para tomar decisões firmes em sua vida profissional, social e em família. A ideia do curso de defesa pessoal, segundo a coordenadora de Políticas para a Mulher da Prefeitura, Diná Ferreira Oliveira, é para que elas “aprendam a se prevenir, se desvencilhar de situações de violência e evitar uma possível agressão com base em técnicas de luta e de controle emocional”.

 

Defesa
O curso, que recebeu o nome Eu Me Defendo, será realizado no Centro Esportivo Rebouças (Ponta da Praia) em três dias: 25, 27 e 29 de março, das 18h às 20h. As aulas serão dadas pelo professor de caratê da Secretaria de Esportes, Fabio Abreu, que abordará as situações mais comuns de importunação e violência doméstica e sexual. Também serão ensinadas técnicas evasivas, saídas de agarramento e esganadura e movimentos circulares. “Queremos desenvolver nas alunas um estado de constante alerta e conscientizar a mulher da importância de estar preparada para se defender numa situação de perigo”.

 

Inscrições

As inscrições começam dia 7 e vão até 15 de março, ou até o preenchimento das 30 vagas disponíveis. Para se inscrever, é necessário enviar e-mail para coordenadoriadamulher@santos.sp.gov.br informando o nome completo, RG, data de nascimento (mínimo de 18 anos), endereço completo, telefone fixo, celular e e-mail. Mais informações pelo telefone 3202-1910. A iniciativa é uma parceria entre a Coordenadoria de Políticas para a Mulher, da Secretaria de Desenvolvimento Social, e a Secretaria de Esportes.   

 

 

Confira a programação completa do Mês da Mulher em Santos

 

8/3 
11h – Cerimônia de abertura no Salão Nobre do Paço Municipal.
19h30 – Clube Soroptimista Internacional de Santos entrega o prêmio Bertha Lutz a mulheres que se destacam em suas carreiras profissionais. Local: Consistório da Unisanta (Rua Oswaldo Cruz, 277).
18h – Palestra Vivencial Memórias do Feminismo (Constelação Familiar Sistêmica) – Local: Casa do Servidor (Rua Ceará, 11).
9h – Lideranças das Mulheres da Zona Noroeste comemoram o Dia Internacional da Mulher. Local: sala Toninho Dantas – Centro Cultural da Zona Noroeste – Sambódromo (Av. Afonso Schmidt s/nº).
15h – Debate: “Fortalecimento da Mulher no Combate à Violência de Gênero”, organizado pela ONG Hella. Local: Associação Cultural José Marti (Rua Joaquim Távora, 217, Vila Mathias).

 

11/03
14h – Corte de cabelo “Tesoura Solidária”, com os profissionais Giorgio Coiffeur, Claudio Piovesana e Adelson Baracho. Local: Vila Criativa do Morro da Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39).
19h – Prêmio Dandara dos Palmares, iniciativa que homenageia mulheres negras que se destacam em diversos segmentos. Local: OAB Santos (Praça José Bonifácio, 55).

 

12/3
15h – Cuidados com a pele e beleza na atualidade – Casa do Servidor (Rua Ceará, 11, Pompeia).
16h30 – Palestra A Poesia no Universo Feminino, com a escritora e poetisa Regina Alonso. Local: Casa do Servidor (Rua Ceará, 11, Pompeia).
8h30 – Círculo de Autocuidado e Empreendedorismo e Apresentação dos Jovens do Camps. Local:  Seduc (Praça dos Andradas, 27 – Centro).
10h30 – Oficina de Automaquiagem com a Maquiadora Profissional Izabel Fernandes. Local: Seduc (Praça dos Andradas, 27, Centro).
18h30 – Audiência Pública e Palestra Projeto Tempo de Despertar –  Câmara Municipal (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova).
8h30 – Encontro Regional da Saúde da Mulher: mortalidade materna, fetal e infantil, climatério, violência sexual, planejamento reprodutivo. Local: Auditório do Departamento Regional de Saúde 4 (Av.  Epitácio Pessoa, 415 – Aparecida).

 

14/03
10h – Palestra “Ame-se”. Local: escola municipal Gota de Leite (R. Xavier Pinheiro, 217 – Encruzilhada).

 

15/03
8h – 17º Encontro Commulher – "Empreendedorismo para mulheres encarceradas e egressas do sistema penitenciário". Local – Anfiteatro da Universidade Unisanta (Rua Cesário Mota, 8 – Boqueirão).

 

16/03
10h – Palestra “Autoestima” – Local: Associação Casa da Criança de Santos (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 120 – Macuco).
19h – Palestra “Autoestima” Local: Igreja Assembleia de Deus (Rua Dr. Manoel Tourinho, 351 – Macuco).

 

18/03
14h – Corte de cabelo “Tesoura Solidária”, com os profissionais Giorgio Coiffeur, Claudio Piovesana e Adelson Baracho. Local: Nias/Caruara (Rua Xavantes, 31).
8h30 e às 13h – Palestra “Violência contra a Mulher” – Vila Criativa Mercado (Praça Iguatemi Martins s/nº). 
Dia 19, às 19h30 – Palestra "Tráfico de Mulheres" – Local: Clube Sírio Libanês (Av. Ana Costa, 473 – Gonzaga).

 

20/03
16h – Palestra "Perfume de Mulher" – Consistório da Unisanta (Rua Oswaldo Cruz, 277).

 

25/03
14h – Corte de cabelo “Tesoura Solidária”, com os profissionais Giorgio Coiffeur, Claudio Piovesana e Adelson Baracho. Local: Vila Criativa Vila Progresso (Rua Três s/nº).
18h – Curso de Defesa Pessoal – Eu Me Defendo (1ª aula). Local: Centro Esportivo Rebouças (Praça Eng. José Rebouças s/nº – Ponta da Praia).

 

26/03
8h30 – Encontro de Saúde da Mulher: climatério e câncer de mama. Local: Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100 – Centro).
9h – Intervenção Preventiva e Pré-Aconselhamento. Local: Casa das Anas – ONG Vidas Recicladas (Rua Paraná, 219 – Vila Belmiro).

 

27/03
18h – Curso de Defesa Pessoal – Eu Me Defendo (2ª aula). Local: Centro Esportivo Rebouças (Praça Eng. José Rebouças s/nº – Ponta da Praia).

 

28/03
18h30 – Abertura da exposição "A Força da Mulher". Local: Unisantos (Av. Conselheiro Nébias, 300 – térreo).

 

29/03
18h – Curso de Defesa Pessoal – Eu Me Defendo (3ª aula). Local: Centro Esportivo Rebouças (Praça Eng. José Rebouças s/nº – Ponta da Praia).

 

30/03
9h – Dia da Beleza. Local: Vila Criativa Vila Nova (Praça Rui Ribeiro Couto s/n).

 

Foto: Divulgação/PMS