Comer e beber em Santos

De festa em festa, Petit Verdot completa 8 anos

02/02/2019

Muitos acharam uma loucura abrir um wine bar em Santos, mas o jornalista José Rodrigues resolveu encarar o desafio: montou com sua filha, a chef Maria Luiza, a Petit Verdot, uma adega diferente, pois as pessoas podiam comprar vinhos ou bebe-los no quintal arborizado sem aumento de preço.

 

Isso faz exatamente oito anos neste sábado (2), a Petit Verdot vai comemorar seu aniversário com festa o dia todo: as pessoas poderão degustar gratuitamente vinhos varietais produzidos com a casta que leva o nome da casa. “Há uma curiosidade em torno dessa uva, que poucos conhecem”, disse José Rodrigues, salientando: “o mais importante, porém, é dar uma passadinha lá para jogar um pouco de conversa fora, ver amigos, fazer amizades, pois a Petit Verdor proporciona isso”.

 

No sábado, a abertura vai ser às 11 horas, já com uma garrafa de legítimo Petit Verdot pronta para a degustação grátis. A cozinha do wine bar também estará aberta e, a partir das 20 horas, “Toda alma”, um espetáculo com vinhos, gastronomia e música por Kika Willcox e Theo Cancello.

 

“Loucura? Pode ser que sim, mas a Petit Verdot aguentou firme oito anos, o que não é muito normal nesse setor”, disse José Rodrigues. Segundo ele, “a casa quebrou paradigmas em relação ao vinho, que perdeu o ritualismo: as pessoas passaram a consumir o produto naturalmente, como se estivesse em casa e essa informalidade acabou atraindo mais gente, que se sentia constrangida em simplesmente beber um bom vinho, e tem de ser bom, para acompanhar um gostoso bate-papo”. Por isso, raramente as pessoas usam celular na Petit Verdot. “Nosso facebook é uma rede olho no olho”, brinca.