Roteiros Nacionais

Serra Gaúcha celebra colheita da uva

26/01/2019
Serra Gaúcha celebra colheita da uva | Jornal da Orla

Em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, já começou a Estação Vindima, a grande festa da colheita da uva, que celebra a cultura italiana e a tradição da fruta e do vinho na região. Nesta época, os parreirais estão carregados, esperando os turistas que ajudam na colheita e participam dos festejos.

A Vindima segue até o dia 18 de março, com extensa programação reunindo eventos públicos e privados, desde a colheita simbólica e a pisa das uvas até apresentações culturais, gastronomia típica e jogos italianos.

6ª Maratona do Vinho 
A maratona será realizada dia 10 de fevereiro, com percurso de 42 km e pausas para quem quiser repor as energias com os produtos da estação: uva, suco, vinho, pão, queijo, salame, músicas e danças típicas. Hotéis, vinícolas e restaurantes oferecem pacotes promocionais com atrações paralelas para atrair ainda mais visitantes em busca de bons vinhos e mesa farta da gastronomia italiana, além de SPAs que oferecem tratamentos de beleza com substâncias extraídas da uva.

Herança europeia
Bento Gonçalves é reconhecida como a ‘Capital Brasileira da Uva e do Vinho’ e oferece uma imersão na cultura herdada dos imigrantes italianos. Para entrar na cidade é preciso passar pelo Pipa Pórtico, o cartão de visita que lembra um barril de vinho com 17 metros de altura. Um passeio pelo centro leva o turista a conhecer as marcas deixadas pelos imigrantes italianos, com suas tradições e costumes.

 

No centro da cidade, a Via del Vino concentra o patrimônio histórico e outros atrativos turísticos, como o Monumento aos Imigrantes Italianos, o Museu do Imigrante com cerca de dez mil itens e a Igreja de São Bento, em formato de barril de vinho.

 

Maria Fumaça & Vinho

A viagem a bordo de um antigo trem a vapor é uma das mais tradicionais da Serra Gaúcha. O percurso de 23 km entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com pausa em Garibaldi, é feito em duas horas. Durante o passeio, os turistas degustam vinhos, espumantes e sucos das uvas produzidas na região. Em todas as estações a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas. 

 

Foto: Renato Soares