Beleza

Xô, melasma! Tratamentos ajudam a combater as manchas

26/01/2019
Xô, melasma! Tratamentos ajudam a combater as manchas | Jornal da Orla

No verão é comum o aparecimento ou aumento de manchas escuras no rosto, conhecidas como melasmas. Essas manchas ficam mais fortes devido a maior incidência da radiação solar, principal fator para o agravamento da doença.

 

“O melasma nada mais é do que a concentração excessiva de melanina, pigmento que dá cor para a pele”, explica a especialista em estética Mariane de Chiara. A alta exposição solar é o principal motivo, mas também pode surgir devido ao uso de anticoncepcionais ou outros medicamentos, fatores hormonais, predisposição genética e gravidez. “Mesmo em uma pessoa que já tratou a doença, uma pequena quantidade de luz solar pode fazer com que ele retorne. É por esse motivo que o verão é a época em que os casos aparecem com mais frequência”.

 

Com o objetivo de prevenir o aparecimento de melasma na pele, usar protetor solar diariamente e várias vezes ao dia é imprescindível. O problema não tem cura e para que ocorra a amenização das manchas é necessário seguir um tratamento contínuo, entre os mais indicados estão o peeling – que clareia a pele de maneira gradual, o uso do laser ou o microagulhamento. 

 

“O mais importante é que os tratamentos sejam realizados em clínicas com responsabilidade e profissionais reconhecidos nas técnicas pertinentes para cada paciente. Caso isso não ocorra, o procedimento errado pode manchar ainda mais a pele”, finaliza.

 

Foto: Divulgação