Beleza

Como manter os cabelos saudáveis no verão?

12/01/2019
Como manter os cabelos saudáveis no verão? | Jornal da Orla

O verão é uma delícia, mas a combinação sol, água do mar, cloro na água da piscina costuma maltratar os cabelos, principalmente os mais longos. O cabeleireiro da rede Lady&Lord, Robson Fogaça, dá algumas dicas para quem quer aproveitar o verão, sem descuidar dos cabelos. Confira:

 

•    Opte por linhas solares (xampu, condicionador, leave in). São produtos com proteção solar, PH mais ácido e costumam ser antioxidantes. Tudo isso ajuda a amenizar os efeitos da água com cloro e da água salgada, fecham as cutículas das pontas dos cabelos e evitam a perda de nutrientes.

 

•    Outra boa opção, pode ser as linhas de xampu e condicionador para cabelos coloridos (independente do seu tipo de cabelo, seja ele natural ou com tintura). Essa linha de produtos costuma ser livre de sulfato e tem um PH mais ácido que ajuda a manter as cutículas dos cabelos fechadas. São produtos de fácil acesso, que proporcionam um cuidado a mais que o xampu para cabelos naturais.

•    Vai entrar no mar ou na piscina? Não besunte os cabelos com creme antes de entrar na água, pois será um desperdício de produto. Ao invés do creme, opte por um óleo que impermeabiliza os fios. Pode ser o famoso óleo de coco ou máscaras feitas com óleos. Mas essa não deve ser uma prática diária, pois o excesso de óleo faz mal para os cabelos.

•    Quando sair da piscina ou do mar, sempre que possível, lave os cabelos com água potável para tirar o excesso de sal e cloro. Vale também fazer o enxágue com água de coco que repõe um pouco os sais minerais dos cabelos.

•    Use acessórios como chapéu, boné e rabo de cavalo. Eles ajudam a proteger o couro cabeludo de possíveis queimaduras.