Para promover a cultura afro-brasileira em Santos, incentivar o diálogo sobre igualdade racial, defesa de direitos para a população negra e também sobre o combate à discriminação e a intolerância, na até o fim de novembro acontecem diversas atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado na terça-feira (20).
A programação conta com passeios, congresso, eventos religiosos e a tradicional entrega do troféu Zumbi dos Palmares.
“É um mês que visa não apenas evidenciarmos traços da cultura afro-brasileira em nossa cidade, mas também dar conhecimento de políticas públicas voltadas a esse tema, como é o caso do Fórum da Lei 10.639, que inclui o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo oficial da rede de ensino”, afirmou o presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Ivo Miguel Evangelista Santos.
Confira a programação
Quinta-feira (15), às 11h – Cerimônia religiosa em comemoração ao Dia Nacional da Umbanda – Jardim Botânico (Rua João Fracarolli s/nº – Jardim Bom Retiro)
Sábado (17), das 19h às 22h – Congresso Pentecostal Juvenil Afro-brasileiro , com apresentação da peça “O navio negreiro” baseado no poema de Castro Alves. – Sambódromo (Av. Afonso Schmidt s/nº, Areia Branca)
Terça (20), às 10h30 – Dia Nacional da Consciência Negra – “Tributo a Zumbi dos Palmares” – Praça Palmares (Av. Afonso Pena – Canal 4)
Quarta (21), às 15h – Fórum de Acompanhamento da Lei 11645/2008.
Auditório da Secretaria de Educação (Praça dos Andradas – Centro)
Quinta (22), às 19h – Entrega do “Troféu Zumbi dos Palmares” – Edição 2018. Sede da OAB – Santos (Praça José Bonifácio, 55)
Sexta (23) – Roteiro Étnico com alunos das escolas municipais de santos
Sábado (24), das 19h às 22h – 1º Musical Evangélico “Vozes de santos, vozes santas” – Sambódromo (Av. Afonso Schmidt s/nº, Areia Branca)
Segunda (26), às 9h e às 14h – Roteiro Étnico: Educadores do Escola Total. Outeiro de Santa Catarina (Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro)
Quinta (29), 7h30 às 12h e das 13h às 17h – Encontro das Escolas Públicas pelo Respeito ás Diferenças. Unisantos (Av. Conselheiro Nébias, 300, Vila Mathias)
Museu do Café também terá atividades
Oficinas, contação de histórias, roda de conversa e dança estão na programação do Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95, Centro) na celebração do da Consciência Negra. A instituição contará com ações gratuitas nos dias 20, 23 e 24.
O workshop “Matintah e os Bonecos do Brasil” irá apresentar a vivência histórica da cultura popular brasileira por meio da confecção de peças artesanais, no dia 20.
Na sexta-feira (23) acontece roda de conversa “História da Música Popular Brasileira”, que abordará o estilo Lundu, seu desenvolvimento ao Fado e, posteriormente, ao Samba. Já no dia 24 haverá a oficina “Raízes Africanas: entre o contar e o brincar”. Informações: 3213-1720.
Deixe um comentário