Casa e Decoração

O charme da madeira de demolição na decoração

27/10/2018
O charme da madeira de demolição na decoração | Jornal da Orla

Um móvel feito com madeira de demolição é sempre destaque na decoração de um ambiente, do mais rústico ao contemporâneo. Queridinho de arquitetos e decoradores, este é um material que carrega consigo histórias, além de seu natural charme.


A madeira de demolição é aquela que vem de algumas construções muito antigas, construídas com madeiras nobres como a peroba e aroeira. Ela chega aos ateliês de marceneiros originalmente coloridas, com pregos, buracos e marcas do tempo. A partir daí, o material é lavado com produtos especiais e tratado com cera antes do início da produção artesanal dos móveis. 


A designer de interiores Andréia Leitão explica que a madeira de demolição é muito procurada por quem deseja manter a casa num estilo confortável. “O charme traduzido por estes móveis é algo fino que mesmo assim remete ao calor de algo aconchegante. São móveis neutros que se encaixam em qualquer ambiente e, mesmo com traços tradicionais, se adaptam facilmente até nos ambientes mais sofisticados”. Para ela, uma casa moderna combina com uma poltrona calorosamente rústica, simbolizando descanso em meio a tanta correria.


“Outro ponto importante é que a madeira de demolição é também utilizada para a produção de pisos, pois consegue inserir sofisticação ao espaço horizontal do imóvel. Revela-se também apropriada para revestir paredes, criando painéis que dão charme a qualquer ambiente”, conclui.